ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Jogo Aberto

Dois nomes

| 10/01/2013 06:00

O candidato derrotado a prefeito de Campo Grande Marcelo Bluma (PV) é o nome mais forte para assumir a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), pastas ainda vagas na administração municipal, apesar de cuidar de vários setores importantes, entre eles o tratamento do lixo na cidade.

Condição
A nomeação depende de uma negociação entre Bluma e o prefeito Alcides Bernal. Bluma quer autonomia para nomear os comissionados na Secretaria. Já Bernal quer centralizar a indicação para os cargos.

Outro nome
Corre por fora, com o peso do prestígio do senador Delcídio do Amaral (PT), o ex-comante da Polícia Militar Ambiental, coronel Angelo Rabelo. O militar da reserva trabalha hoje na MMX, no Rio de Janeiro, mas quer voltar a MS por causa da mulher, Márcia Rolon, vice-prefeita e nomeada secretária de Cultura em Corumbá.

Mantra
Já virou frase feita dos novos comissionados de Bernal dizer que essa é uma administração que "trabalha para as pessoas". Por orientação dos superiores, quem dá entrevista dá um jeito de enfiar a afirmação no discurso.

Polêmicas da vez
As exonerações de servidores comissionados da Prefeitura de Campo Grande são as polêmicas da vez. De uma vez só foram demitidos 110 funcionários ligados ao Instituto Municipal de Tecnologia da Informação.

Injustiça?
O comentário é que as exonerações não obedeceram apenas critérios técnicos ou de escolha da nova administração. Servidores perto da aposentadoria e que ajudaram a fundar o órgão figuram na lista de demissões. A insatisfação no instituto é generalizada.

Sem quadros
Outra informação é que na Fundac (Fundação Municipal de Cultura) funcionários que deveriam ser exonerados voltaram ao trabalho; não haveria quadros para substituí-los no órgão.

Sem norte
Na Central de Atendimento ao Cidadão, a falta de chefes, e de orientação sobre o trabalho, foi definida com uma expressão por um funcionário: está um inferno.

Ação
Sobre o processo de desapropriações de áreas na Capital, Bernal afirmou que a Procuradoria municipal está tomando providências. Ele faz referência a áreas invadidas como no lixão e nas proximidades do shopping Norte e Sul Plaza, na avenida Ernesto Geisel.

Rapidinho
Denunciado pelo MPF como participante de um esquema de liberação de cargas em Corumbá, o secretário de Finanças e  de Governo de Alcides Bernal, Gustavo Freire, em uma das ocasiões relatadas na denúncia, deixou passar um caminhão em apenas 3 minutos. O tempo é considero impossível para fazer a conferência dos documentos, o que, por si só, indica algo errado.

Nos siga no Google Notícias