ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Em postos de saúde, ética médica tem hora para acabar

Waldemar Gonçalves | 24/04/2017 06:00

Jogando duro – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), tem jogado duro com os médicos, já que se tornou comum profissionais faltarem a plantões em postos de saúde, afetando ainda mais um setor já cheio de problemas. Caso ocorrido há alguns dias resume bem a relação entre a classe médica e a atual gestão municipal.

Fim do expediente – Marquinhos, que monitora o movimento das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) via monitores instalados em seu gabinete, telefonou dia desses para uma das unidades cobrando atendimento a um paciente, que aguardava há muito tempo. O médico, então, disse ao prefeito que não poderia fazer a consulta, pois estava no fim do expediente.

Ética médica acabou às 19h – O chefe do Executivo municipal ainda insistiu, lembrando dos preceitos da ética médica, contrários a negar atendimento a quem precisa. O profissional, do outro lado da linha, não se fez de rogado: “minha ética médica terminou às 19h”, desligou o telefone e foi embora. O caso rendeu um processo administrativo contra o médico.

Vistorias – Marquinhos passou o fim de semana vistoriando obras de recuperação de ruas e avenidas. Na sexta-feira e sábado, esteve nas Moreninhas para acompanhar reparos nos estragos causados pelas fortes chuvas e, ontem, verificou serviços de tapa-buraco.

Reclamações – Esse tipo de ação já é marca da gestão de Marquinhos, que nas ruas fica exposto a elogios e reclamações da população. No domingo, por exemplo, um engenheiro eletricista ficou vários minutos apresentando queixas a respeito do asfalto e, depois, o prefeito teve que ouvir de outro cidadão pedido para mudança em linhas de ônibus.

Recapeamento – Assim como as vistorias, as desculpas também se repetem. O chefe do Executivo voltou a dizer que a solução definitiva para a pavimentação “sofrível” da Capital só deve acontecer através de recapeamento, mas não há dinheiro para isso.

Greve – Na próxima sexta-feira (28), a expectativa é de que diversos serviços sejam paralisados devido à greve geral convocada por diversos sindicatos. Escolas, particulares e públicas; bancários e trabalhadores do transporte coletivo devem cruzar os braços. Sem ter o que fazer, o prefeito apenas lamenta a situação.

Alternativa – “Essa greve é ruim para a cidade”, se queixou Marquinhos. “Todos os que são afetados pelas reformas aprovam a manifestação. Mas não seria mais efetivo falar e cobrar daqueles que votam as propostas?”, questionou, ao apontar que as mobilizações devem se dirigir apenas a deputados federais e senadores.

Sem força – Já o presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS), diz acreditar que a paralisação nacional não terá grande adesão. “Entendo que a greve não vá ser forte”, afirmou em entrevista ao Campo Grande News, ontem.

Mudança – O deputado sul-mato-grossense diz que tem percebido alteração no pensamento das pessoas em relação às mudanças propostas no Congresso. “Estou muito animado com o trabalho que fizemos. Já sinto mudança nas pessoas em relação à reforma. A greve é um direito, mas todos sabem da necessidade de modernizarmos a previdência”, defende.

(com Richelieu de Carlo e Willian Leite)

Nos siga no Google Notícias