ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Estado e Prefeitura recebem só promessas de ministros

Waldemar Gonçalves | 20/04/2017 06:00

Ninguém escapa – Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, entrou para as figuras nacionais que caíram na armadinha de falar errado o nome do Estado. O equívoco aconteceu quando falou ontem, em Campo Grande, sobre os planos do seu partido, PSD, para Mato Grosso, quando na verdade se referia a Mato Grosso do Sul.

Revolução tecnológica – Vale lembrar que de prático, no entanto, nada além de promessas na agenda ministerial. No caso de Kassab, a possibilidade de um novo satélite fazer a "revolução tecnológica" em Campo Grande.

Liderança – No contexto em que houve o engano de Kassab, ele apontava a importância do seu correligionário, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, como “liderança maior” da sigla em território sul-mato-grossense. “Uma pessoa vocacionada para a vida pública, sério, honrado, que vai ser um grande prefeito do partido”, elogiou o ex-prefeito de São Paulo (SP).

Laja Jato – Como não poderia faltar, o ministro teve de responder a questionamentos sobre as delações de ex-chefes da Odebrecht, em que também foi citado. Entretanto, saiu pela tangente, elogiou o Judiciário, a democracia, que está “fortalecida”, e a força dos poderes Executivo e Legislativo nacionais.

Dinheiro – O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, se mostrou otimista em obter verba do Governo Federal para Mato Grosso do Sul, após encontro com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, na semana passada, em Brasília (DF).

Promessas – Barbosa esteve com Serraglio na condição de representante dos secretários da região Centro-Oeste. Expôs as pautas habituais, de custeio de presos por tráfico e ajuda no patrulhamento da fronteira. Saiu com promessas.

Acessível – A conversa de Barbosa com Serraglio foi o suficiente para, embalado pelo relançamento do policiamento aéreo, sonhar com a aquisição de um novo helicóptero para a Polícia Militar. “O ministro é muito acessível e receptivo. Se mostrou acessível às nossas demandas”, disse.

Ajuda – Nos planos de Barbosa com o policiamento aéreo está a meta de consolidar este tipo de policiamento na região do Pantanal e fronteiras. Apesar de o Estado ter apenas um helicóptero, o secretário promete colocar a aeronave à disposição dos vizinhos Mato Grosso, Goiás e Paraná, com quem vem discutindo operações conjuntas e acessos mútuos aos sistemas de informação e inteligência das polícias.

Sem dinheiro – Ocorre que o cenário não está mesmo dos melhores no âmbito federal. Durante solenidade em alusão do Dia do Exército, ontem pela manhã, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) disse que a única verba que os senadores devem enviar para o Estado virá das emendas parlamentares. O País está com deficit na receita e com isso não virão novas verbas federais, explica a parlamentar.

Aeronave famosa – O helicóptero que será usado pela Policia Militar em Campo Grande foi um sucesso no evento que marcou a reativação oficial do grupamento aéreo da corporação. Muitas pessoas tiraram fotos com os filhos e fizeram selfies com o novo aparelho.

(com Leonardo Rocha, Rafael Ribeiro, Richelieu de Carlo e Yarima Mecchi)

Nos siga no Google Notícias