ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

IBGE, cadê 3.200 bebês nascidos em Ponta Porã?

Ângela Kempfer e Gabriel Neris | 31/08/2020 06:00
Parto no Hospital Regional Dr. José de Simone Neto. (Foto: Divulgação)
Parto no Hospital Regional Dr. José de Simone Neto. (Foto: Divulgação)

Os bebês sumiram? - Ponta Porã reclama dos dados populacionais divulgados pelo IBGE na semana passada, que apontam crescimento de apenas 1,5% na população do município nos últimos 2 anos. Segundo o Instituto, são 1.411 moradores a mais e 93.937 habitantes no total. O que levanta "suspeitas" sobre as informações é que “no mesmo período, nasceram 3.200 bebês no Hospital Regional Dr. José de Simone Neto”, questiona reportagem do site Ponta Porã Informa.

Nada muda - O jornal diz, inclusive, ter 3 grupos de Whatsapp, com quase 700 pessoas, e em pesquisa interna só 2 disseram ter sido ouvidas pelo IBGE. Em entrevista, o prefeito Hélio Peluffo Filho minimizou a chiadeira. Segundo ele, pouco importa essa diferença, porque, para o município só mudará algo em relação a repasses federais, por exemplo, após a cidade atingir 100 mil habitantes.

Vem e vão – O prefeito lembra que a diferença pode estar na população que vem e vai de Ponta Porã, por conta da fronteira com o Paraguai. “O nosso maior desafio é continuar trabalhando para que o IBGE reconheça a população flutuante, pois isso sim vai influenciar diretamente nos serviços oferecidos como por exemplo o atendimento nos postos de saúde, nas escolas, nos centros de educação infantil e no próprio hospital Regional” disse o prefeito ao Ponta Porã Informa.

Testado - O TSE terminou o TPS (Teste Público de Segurança) do Sistema Eletrônico de Votação para 2020, e tudo deu certo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Em novembro do ano passado, houve ataque contra o mecanismo.

100% - O teste foi realizado durante três dias, por peritos da Polícia Federal que reproduziram os ataques contra o sistema observados no ano passado. Desta vez, o grupo não conseguiu quebrar as barreiras de segurança implantadas pela equipe técnica do TSE e “reconheceu que o ajuste realizado blindou a vulnerabilidade detectada”, informou o TSE.

Cartilha - O Tribunal de Justiça do Estado agora tem cartilha sobre crimes contra a dignidade sexual. O material foi elaborado em parceria entre a Coordenadoria da Infância e da Juventude e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Exposed – Segundo o TJ/MS, a cartilha surgiu depois do movimento “Exposed”, criado para exposição nas redes sociais de crimes como assédio e estupro. Muitos casos do tipo foram relatados por adolescentes e mulheres em Mato Grosso do Sul, principalmente, de Campo Grande.

Disque-denúncia - O material ainda não foi disponibilizado no site do Tribunal de Justiça, o que deve ocorrer nesta semana, segundo a assessoria do TJ. Além de verificar o que é crime sexual, o material divulga canais de denúncia.

On-line bombando - A região Centro-Oeste quase dobrou as vendas on-line no mês passado, em comparação ao mesmo período de 2019. O acréscimo foi de 99,79%. Os dados foram repassados pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o Movimento Compre & Confie, mas não há informações por estados.

Penúltimo - Mas apesar do faturamento do setor ter crescido 106,77% no Centro-Oeste, o desempenho poderia ser muito melhor. O Centro-Oeste ficou em penúltimo lugar, na frente somente do Norte, que registrou 86,34%. O Nordeste foi campeão disparado, com alta de 149,90%, seguido pelo Sul 102,34% e Sudeste 100,95%.

Nos siga no Google Notícias