No TCE, faltava substituto para tanto conselheiro afastado

Dança das cadeiras – Com o retorno de Waldir Neves Barbosa ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), a Corte enfim colocou ordem na casa: agora, cada conselheiro titular afastado tem seu respectivo substituto. A reorganização foi oficializada nesta quarta-feira (14), encerrando um período em que sobravam gabinetes vagos para poucos substitutos disponíveis.
Nova escala – A nova distribuição ficou definida assim: Célio Lima de Oliveira, que atuava interinamente no gabinete de Waldir, foi remanejado para o lugar de Osmar Jeronymo. Leandro Lobo Ribeiro Pimentel continua como substituto de Ronaldo Chadid, e Patrícia Sarmento dos Santos segue no gabinete de Iran Coelho das Neves. As mudanças foram formalizadas por meio da Portaria nº 204/2025, publicada em edição extra do Diário Oficial.
Alívio no TCE – Até então, a conta não fechava: eram três conselheiros titulares afastados e menos substitutos disponíveis para dar conta da demanda. Com a volta de Waldir Neves, o cenário se equilibrou e os corredores do Tribunal de Contas voltaram a respirar um pouco mais de normalidade. Agora, é torcer para que a estabilidade permaneça.
PIX do prefeito - Golpistas estão usando o número de celular clonado do prefeito de Japorã, Vitor Malaquias, para aplicar golpes via mensagem. Em uma das abordagens, os criminosos pedem: “Poderia me mandar PIX amanhã sem falta?”. A tentativa de estelionato acende o alerta: qualquer pedido de dinheiro feito em nome do prefeito deve ser desconsiderado e denunciado imediatamente.
Comemorando de longe – O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), e a primeira-dama, Mônica Riedel (PSDB), comemoraram nesta quarta-feira (14) 31 anos de casamento. Mas a celebração foi à distância, já que o tucano está em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em busca de investimentos para o Estado. Mesmo longe, teve declaração de amor: “Infelizmente, não pude estar com ela no dia do nosso aniversário de casamento. A Mônica é minha companheira há 31 anos, mas, amor, a gente está perto sempre”, declarou Riedel.
Romântico – O governador mostrou seu lado mais apaixonado nas redes sociais. Para marcar a data, compartilhou um vídeo em que aparece dançando com a esposa em um cenário digno de cinema, ao som de Stand By Me, de Ben E. King. “Ao olhar para essa trajetória, vejo como nossa parceria, respeito e amor seguem sendo a base de tudo. Sou grato por cada instante, por cada desafio enfrentado e por cada conquista”, escreveu.
Surpresa – A homenagem em comemoração às bodas de nácar pegou até a primeira-dama de surpresa. Mônica compartilhou as flores que recebeu, fotos do casal e retribuiu. “Pode parecer difícil viver tanto tempo ao lado de uma pessoa, mas com você tudo é diferente. Tantas histórias vividas, onde o amor, o respeito e a cumplicidade estão presentes, fazem parecer que foi ontem. Agradeço a Deus por ter colocado você na minha vida.”
Está faltando – Durante a votação do Projeto de Lei nº 35/2025, que inclui o Festival de Hambúrguer no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) pediu a palavra para alertar o autor da proposta, Pedro Caravina (PSDB), sobre uma falha no texto.
Pode, primeiro-damo? – Segundo Duarte, como o evento acontece na Cidade do Natal, seria necessária uma autorização especial. “Quem administra a Cidade do Natal é o FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), e o FAC é coordenado pela primeira-dama. Aqui em Campo Grande, é o primeiro-damo. Então, ele [Caravina] não pode dizer que o evento vai ser lá sem perguntar para o primeiro-damo se pode”, brincou, em referência ao deputado Lídio Lopes (sem partido), casado com a prefeita Adriane Lopes (PP).
Visita “santa” – Vereadores da Câmara Municipal receberam nesta terça-feira (14) o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa, o padre Luis Gustavo Winkler e o advogado Lucas Rosa, da União Brasileira dos Juristas Católicos. Durante a visita, foram debatidos temas sociais como educação, assistência a moradores de favelas, infraestrutura das aldeias urbanas da Capital e revitalização da Praça do Papa.
Diálogo – Após o encontro, Dom Dimas afirmou que “saiu edificado” e sentiu-se acolhido pelo presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), que também é pastor evangélico. “Ele demonstrou a que veio, que está a serviço da sociedade, independente da religião. Assim, reconhecemos a importância das nossas instituições na construção do bem comum”, disse o arcebispo. Papy reforçou: “A Câmara é o ambiente propício para o debate e a união das instituições no fortalecimento das causas sociais”.