A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


24/02/2016 06:00

Novo kit acha zika em 25% das amostras analisadas

Waldemar Gonçalves

É zika – Dos primeiros 60 exames para detectar zika feitos pela rede estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, ontem, 15 deram positivo, ou seja, 25% do total. O teste passou a ser feito após envio de kits pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, chegaram 300 kits, enquanto o laboratório público tem guardado em torno de 800 amostras a serem analisadas.

Cinco dias – Até então, os materiais coletados de pacientes com suspeita da doença eram enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, no limite de 20 por semana. A previsão é que agora sejam feitos em torno de 60 semanalmente no próprio Estado, com prazo de até cinco dias para ficarem prontos.

Candidatura – O deputado estadual Rinaldo Modesto usou a tribuna na Assembleia Legislativa, ontem, para oficializar que o PSDB terá candidato próprio à Prefeitura de Campo Grande. A informação não é necessariamente novidade, exceto pelo fato de que, segundo o parlamentar, a decisão foi oficializada em reunião de lideranças municipais no domingo. Rinaldo disse que em breve será definido o nome que representará os tucanos no pleito de outubro na Capital.

Eleição? – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), insiste que a exoneração, até agora, de 47 diretoras de unidades municipais de educação foi decisão puramente técnica e não política. No entanto, questionado se a saída para evitar desgastes com novas exonerações seria a eleição direta de diretores, desconversou e evitou falar do assunto.

Fora da pauta – Na Câmara Municipal, os vereadores cobram a inclusão na pauta de votações do projeto da gestão democrática na Reme (Rede Municipal de Ensino), que prevê eleições diretas para diretor. Ontem, foi mais um dia de questionamentos e críticas a Bernal pela demissão em massa das diretoras. Tem parlamentar querendo fazer eleição ainda no primeiro semestre.

Ah, Leleco – O prefeito Leleco (PT do B), de Bonito, esteve na Assembleia, ontem, onde confirmou que não concorrerá à reeleição. Ao fim de seu mandato, diz que sairá da vida pública para se dedicar a projetos particulares. Leleco, produtor rural e engenheiro agrônomo, afirma que sempre foi contra a reeleição e, além disso, as dificuldades da administração em função da crise financeira que a maioria dos municípios passa justificam sua decisão.

Preocupação – Pedro Kemp (PT) disse na sessão de ontem na Assembleia Legislativa estar preocupado com a informação de que a Secretaria de Estado de Educação diminuirá o numero de professores cedidos para entidades que atendem alunos especiais. Rinaldo, líder do governo, disse que levará a preocupação do colega para o Poder Executivo.

Agenda apertada – Mara Caseiro (PMB), presidente da CPI do Cimi, disse que está tentando confirmar a presença de algumas pessoas para prestar depoimento hoje à comissão. Segundo ela, como a Justiça permitiu o retorno da investigação há poucos dias, não foi possível finalizar a agenda antes.

Cabeça ou calda – O deputado Lídio Lopes nega a possibilidade de trocar o PEN pelo PMDB. Explica que no atual partido tem mais espaço político. “É melhor ser cabeça de lambari do que rabo de baleia”, analisa.

Candidata? – Andreia Olarte, ex-primeira-dama de Campo Grande, apareceu na Câmara Municipal durante a sessão de ontem. Oficialmente, foi dar apoio a protesto de guardas municipais, além de apontar outros problemas na gestão de Bernal. Mas, se esquivou quando perguntada sobre eventual candidatura à vereança este ano, dizendo que ainda não planejou nada sobre o assunto. O discurso, no entanto, é típico de candidato: diz que a cidade está órfã e continua trabalhando pelo bem da população.

(com a redação)

Bonito quer bombar com shows gringos no Carnaval
Bombando - Empresários estão investindo pesado no Carnaval de Bonito 2018. Além da celebridade internacional Paris Hilton, uma das atrações em negoci...
Fábrica planeja investimento de meio bilhão em porto
Projeto ambicioso – Depois de inaugurar mais uma unidade em Três Lagoas, ampliando a produção de celulose, a Fibria negocia com a ampliação da estrut...
MS cumpre "regra de ouro" na finança pública
Melhor que os outros – Existe uma máxima em finanças públicas de que os governos, para não cair em estado de insolvência, não devem custear despesas ...
Reinaldo diz que ação contra o crime não pode ser só no RJ
Mal gerido – Neste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública gastou R$ 185,77 milhões do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública), conforme ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions