A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


24/02/2016 06:00

Novo kit acha zika em 25% das amostras analisadas

Waldemar Gonçalves

É zika – Dos primeiros 60 exames para detectar zika feitos pela rede estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, ontem, 15 deram positivo, ou seja, 25% do total. O teste passou a ser feito após envio de kits pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, chegaram 300 kits, enquanto o laboratório público tem guardado em torno de 800 amostras a serem analisadas.

Cinco dias – Até então, os materiais coletados de pacientes com suspeita da doença eram enviados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, no limite de 20 por semana. A previsão é que agora sejam feitos em torno de 60 semanalmente no próprio Estado, com prazo de até cinco dias para ficarem prontos.

Candidatura – O deputado estadual Rinaldo Modesto usou a tribuna na Assembleia Legislativa, ontem, para oficializar que o PSDB terá candidato próprio à Prefeitura de Campo Grande. A informação não é necessariamente novidade, exceto pelo fato de que, segundo o parlamentar, a decisão foi oficializada em reunião de lideranças municipais no domingo. Rinaldo disse que em breve será definido o nome que representará os tucanos no pleito de outubro na Capital.

Eleição? – O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), insiste que a exoneração, até agora, de 47 diretoras de unidades municipais de educação foi decisão puramente técnica e não política. No entanto, questionado se a saída para evitar desgastes com novas exonerações seria a eleição direta de diretores, desconversou e evitou falar do assunto.

Fora da pauta – Na Câmara Municipal, os vereadores cobram a inclusão na pauta de votações do projeto da gestão democrática na Reme (Rede Municipal de Ensino), que prevê eleições diretas para diretor. Ontem, foi mais um dia de questionamentos e críticas a Bernal pela demissão em massa das diretoras. Tem parlamentar querendo fazer eleição ainda no primeiro semestre.

Ah, Leleco – O prefeito Leleco (PT do B), de Bonito, esteve na Assembleia, ontem, onde confirmou que não concorrerá à reeleição. Ao fim de seu mandato, diz que sairá da vida pública para se dedicar a projetos particulares. Leleco, produtor rural e engenheiro agrônomo, afirma que sempre foi contra a reeleição e, além disso, as dificuldades da administração em função da crise financeira que a maioria dos municípios passa justificam sua decisão.

Preocupação – Pedro Kemp (PT) disse na sessão de ontem na Assembleia Legislativa estar preocupado com a informação de que a Secretaria de Estado de Educação diminuirá o numero de professores cedidos para entidades que atendem alunos especiais. Rinaldo, líder do governo, disse que levará a preocupação do colega para o Poder Executivo.

Agenda apertada – Mara Caseiro (PMB), presidente da CPI do Cimi, disse que está tentando confirmar a presença de algumas pessoas para prestar depoimento hoje à comissão. Segundo ela, como a Justiça permitiu o retorno da investigação há poucos dias, não foi possível finalizar a agenda antes.

Cabeça ou calda – O deputado Lídio Lopes nega a possibilidade de trocar o PEN pelo PMDB. Explica que no atual partido tem mais espaço político. “É melhor ser cabeça de lambari do que rabo de baleia”, analisa.

Candidata? – Andreia Olarte, ex-primeira-dama de Campo Grande, apareceu na Câmara Municipal durante a sessão de ontem. Oficialmente, foi dar apoio a protesto de guardas municipais, além de apontar outros problemas na gestão de Bernal. Mas, se esquivou quando perguntada sobre eventual candidatura à vereança este ano, dizendo que ainda não planejou nada sobre o assunto. O discurso, no entanto, é típico de candidato: diz que a cidade está órfã e continua trabalhando pelo bem da população.

(com a redação)

Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...
PMs presos têm “festival de ações”
Conhecidos da justiça - Entre as duas dezenas de policiais militares de Mato Grosso do Sul presos esta semana por suspeita de facilitar a vida dos co...
O entrave no cadastro de pedófilos
Entrave burocrático – Autor do projeto de lei que criou o cadastro de pedófilos em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Carlos Alberto David, d...
Assembleia agora tem 8 "independentes"
Mais uma – Depois de votar com o governo por três anos e meio, a deputada estadual Grazielle Machado(PSD) anunciou que agora será “independente”, ass...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions