Prefeituras insistem em contratar advogados de estimação
Advogado particular - O Ministério Público tem encontrando problema em praticamente cada porta que abre. No Norte, em Sonora, a prefeitura achou que poderia contratar um escritório de advocacia sem licitação. Agora o MP quer saber se houve realmente justificativa técnica ou se foi só mais um atalho administrativo mal disfarçado.
Mais um - Um pouco mais para a fronteira, em Tacuru, a investigação é também sobre legalidade da contratação de uma empresa para prestar serviços de assessoria jurídica que seriam de atribuição da Procuradoria do município.
Poluidor - Em Dourados, a Penitenciária Harry Amorim Costa virou alvo de inquérito por descartar resíduos de forma inadequada, contribuindo com a poluição na região, e também pela qualidade duvidosa da água fornecida aos internos.
Sem acesso - Outro que anda fazendo feio é o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência) da Capital, que deveria ser referência em atendimento, mas está na mira do MP por falta de acessibilidade. Segundo denúncia, o órgão que atende pessoas que mais dependem de estrutura adequada não oferece condições mínimas de acesso.
Parabéns pro chefe – Em meio ao “feriadão”, a prefeita Adriane Lopes (PP) apareceu discreta nas redes sociais. Entre uma flor e um pôr do sol, publicou também um story parabenizando o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, que completou 57 anos. O registro, porém, teve clima de formalidade: um card padrão do partido, sem qualquer mensagem personalizada.
Regular - Três clínicas de estética que estavam sendo investigadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul se livraram de sanções por estarem funcionando dentro das normas. A verificação era sobre a realização de procedimentos invasivos, que poderiam ser realizados apenas por médicos, se os profissionais das empresas teriam habilitação e se haveria respeito “à saúde, segurança e vida dos consumidores”.
Denúncia - A apuração da 43ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Grande começou após pedido do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) e nas três, não foram encontradas irregularidades e foi então, promovido arquivamento dos casos porque “os serviços ofertados não se enquadram como procedimentos invasivos privativos de médicos, não havendo, portanto, elementos que justifiquem o prosseguimento da investigação”
Segurança – O deputado estadual Júnior Mochi (MDB) solicitou a instalação de uma unidade da Polícia Científica em São Gabriel do Oeste. Ele argumenta que, apesar de o município contar com estruturas importantes na área de segurança pública, a falta de um núcleo de perícia técnica tem causado entraves na apuração de crimes, na realização de perícias em acidentes e na elaboração de laudos periciais.
“Natal Solidário Pet” – Com a chegada do fim do ano, o vereador Francisco de Carvalho, o Veterinário Francisco (União Brasil), lançou a campanha “Natal Solidário Pet”, em parceria com a Câmara Municipal, a Escola do Legislativo e empresas apoiadoras. As contribuições serão destinadas às 202 protetoras cadastradas no site da Subea (Subsecretaria de Bem-Estar Animal).
Doações – A campanha já começou e segue até 18 de dezembro. Quem quiser contribuir pode entregar donativos na Câmara Municipal ou em empresas parceiras. Para localizar o ponto de arrecadação mais próximo, basta entrar em contato com o gabinete do vereador por meio do WhatsApp (67) 99906-4077.

