ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Promoção de coronéis impõe mudanças nas chefias da PM

Marta Ferreira e Gabriela Couto | 19/03/2021 06:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Novidades – A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul tem, desde ontem, mais cinco coronéis, topo da carreira na Corporação. É que foram promovidos por merecimento oficiais que ocupavam a patente anterior, de tenente-coronel, e estavam na “fila” pela mudança de status e salário há pelo menos um ano.

Número – São 24 coronéis na PM sul-mato-grossense. Só há uma mulher na lista, Neyde Centurião, que alcançou a patente no fim do ano passado. Na relação de ontem, estão Marcus Vinicus Pollet, Franco Allan da Silva Amorim, Pedro Cesar Figueiredo de Lima, Gil Alexandre da Rocha e  Luiz Fernando Lopes de Carvalho.

Trocas – Com as ascensões oficializadas ontem, haverá mudanças em comandos de unidades. Uma delas é o Batalhão de Choque, chefiado por Marcus Vinicius Pollet desde 2016. A explicação está nas regras da PM, que estipulam o nível hierárquico dos ocupantes das funções. Coronéis são destinados a cargos de batalhões maiores ou na cúpula da instituição.

Visitinhas – Apesar de a Mesa Diretora ter publicado novo ato restringindo ainda mais o acesso ao Palácio Guaicurus, sede da Assembleia Legislativa, orientando para ampliar o distanciamento social, agendas de cortesia foram mantidas nesta quinta-feira (18). Os deputados receberam o prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), o interino de Bandeirantes, Gustavo Sprotte (DEM) e o deputado federal Beto Pereira (PSDB).

Direito das mulheres – Foi aprovado em segunda discussão projeto voltado para vítimas de violência sexual, familiar ou doméstica. De autoria do deputado Zé Teixeira (DEM), a proposta prevê o afastamento remunerado de servidoras estaduais que passem pelo problema

The flash – O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, do deputado Marçal Filho e assinado por mais sete parlamentares, foi promulgado por alguns segundos. A proposta alterava o artigo 166 da Constituição do Estado recebeu 13 votos favoráveis, alterando texto sobre justiça social no Estado. Depois de anunciada a promulgação o deputado Pedro Kemp (PT) debateu a falta de quórum suficiente para alteração da Constituição. A mudança precisava de no mínimo 16 votos e acabou sendo arquivado.

Cadê – A baixa presença dos deputados na sessão de ontem chamou a atenção dos parlamentares. Alguns parlamentares chegavam a entrar por alguns minutos na plataforma virtual, mas acabavam não participando das votações. “Estranhamente o quórum está muito baixo hoje”, disse Pedro Kemp. O presidente da Mesa, Paulo Corrêa (PSDB) concordou. “É assim que vota”.

Quem é o dono? – Proposta de lei que autoriza o Poder Executivo a doar um armazém de propriedade do Estado para o município de Aquidauana gerou dúvida dos parlamentares no processo de primeira discussão. Depois de  encerrada a votação, o deputado Felipe Orro (PSDB) apareceu para anunciar que a área tinha sido vendida por um particular e que o terreno estava na mão de uma empresa. “Situação inusitada”, disse ele.

Dúvida – Alegando a possibilidade de anulação da matéria, que já tinha passado pelas comissões e estava sendo votada pela primeira vez, foi orientado a Orro o pedido de vista da proposição. O objetivo é analisar quem de fato era o dono do armazém.

Anotado – Mas o primeiro secretário Zé Teixeira (DEM) lembrou que o regimento interno não permite pedido de vista após a votação. “Então vamos aprovar e deixar para o governo e a prefeitura ver isso”, sugeriu Paulo Corrêa. Como o texto estava na primeira análise, os deputados afirmaram que há prazo entender melhor a situação. O voto de Orro foi contabilizado como “sim com ressalva”.

Nos siga no Google Notícias