ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Senadora de MS anda mais lá do que cá

Ângela Kempfer | 02/04/2019 06:00

Essa viaja – A senadora Soraya Thronicke (PSL) não para. Depois de começar o ano na China, ir depois do Carnaval aos Estados Unidos, a última parada é Israel. Ela integra comitiva de Jair Bolsonaro para encontro do presidente com o primeiro ministro Benjamin Netanyahu.

No Rio - Já o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, partiu para feira de Segurança no Rio de Janeiro. A LAAD Defence & Security reúne mais de 450 marcas, até a próxima sexta-feira. Nos estandes, são expostos equipamentos pessoais e táticos, munição e armamentos mais modernos do mundo.

Toque feminino - O diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, fez questão de elogiar a organizadora da Copa Truck, Vanda Camacho, porque desde que começou a gestão atual, abriu as portas do evento para Campo Grande, que vai sediar a competição pelo terceiro ano seguido. "Ela abriu o caminho para novas perspectivas de atividades no automobilismo para Capital, foi com seu apoio que colocamos o Autódromo para receber grandes eventos".

Novos produtos - Aproveitando a deixa, a nova secretária municipal de Cultura e Turismo, Melissa Tamaciro, disse que quer mais ações em conjunto com o esporte, para que grandes eventos possam divulgar o nome da cidade e trazer investimentos e turistas. "Precisamos criar grandes produtos culturais e esportistas, para ofertar a população, faz parte do mesmo ciclo".

Reforço - O superintendente da PRF, Luiz Alexandre Gomes da Silva, está articulando com a prefeitura de Campo Grande, um convênio de cooperação técnica, para que possam compartilhar em algumas rodovias federais, o poder de polícia com agentes da segurança da Capital, em situações que necessitam de apoio.

Só gente grande - Delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, diz que o tráfico de drogas não é mais como era há 20 anos, quando um criminoso solitário comprava um quilo de cocaína na Bolívia ou do Paraguai, para revender no seu ponto de varejo.

Varejo é o elo - Na avaliação dele, agora quem combater o varejo vai acertar nos grandes, porque “a boca” não pertence mais aos pequenos traficantes, que viraram soldados de organizações criminosas. Defende que o varejo de drogas é ponta da organização criminosa. “No passado, a pequena apreensão não tinha um valor muito significativo e hoje tem porque você tá lidando com a ponta do crime organizado. Temos puxado essa ponta”, disse em entrevista ao Estadão.

Poderia ser a gente - O Fórum Brasileiro de Segurança Pública identificou um fenômeno positivo em 8 estados, com redução consecutiva no número de homicídios. Entraram na lista Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí e São Paulo, além do Distrito Federal. Nossos vizinhos entraram na lista, nós ficamos de fora.

Exemplo - No vizinho Mato Grosso, a justificativa é a intensificação de blitz de trânsito que levou a apreensão de armas. Até 2014 as taxas estavam subindo, mas passaram a cair. Outro aspecto apontado pelo estudo é o aumento do efetivo policial.

Caindo - Alguns indicativos mostram que a economia anda piorando no Brasil, apesar da euforia no início do governo Jair Bolsonaro. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto caiu de 2% para 1,98% este ano, é a quinta redução consecutiva.

Nos siga no Google Notícias