ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Vereadores temem menos chance de reeleição

Edivaldo Bitencourt | 13/05/2015 06:00

Manifestação – Depois da saúde, amanhã será a vez da paralisação chegar na educação. Professores da rede pública estadual vão suspender as aulas em uma mobilização nacional. Em Mato Grosso do Sul, o protesto deve deixar 270 mil estudantes sem aulas.

Desafio – O Governo estadual não tem condições de conceder reajuste salarial aos funcionários públicos. Em reunião tensa, os sindicalistas bateram o pé de que não houve antecipação de reposição salarial. Os secretários de Governo, Eduardo Riedel, e de Administração, Carlos Alberto Assis, enfatizaram que o reajuste anual já ocorreu em dezembro do ano passado e ponto final.

Greve – Os médicos prometeram esperar até hoje uma resposta da prefeitura para manter a greve suspensa. O atendimento voltou ao normal ontem nos postos de saúde. Eles exigem o pagamento das gratificações, que a Secretaria Municipal de Saúde promete fazer em 60 dias.

Justiça – Os vereadores reagiram com indignação aos boatos de que mais dois podem estar envolvidos no escândalo sexual. Até as mulheres, como Carla Stephanini (PMDB), cobraram celeridade nas investigações para tirar a suspeita que paira sobre os envolvidos.

Sem chance – A proposta dos vereadores Mario Cesar (PMDB), presidente, e Airton Saraiva (DEM), de reduzir o número de vereadores, de 29 para 23, não deve prosperar. A maioria dos parlamentares é contra a medida, que pode reduzir a chance de reeleição dos edis.

Crítica – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) não gostou da interferência do Poder Judiciário nos trabalhos do legislativo. Ele citou a liminar contra a CPI da Enersul e o decisão que suspendeu a votação do projeto dos fiscais de renda e agentes tributários.

Sem medo – O presidente da CPI da Enersul, Paulo Corrêa (PR), mudou o ditado popular. Antes, ele dizia que não se devia enfrentar pessoas com saias: padre, juiz e mulher. Agora, recorre a outro ditado para criticar o Judiciário, de que a polícia prende e o juiz manda soltar.

Apelo – O deputado estadual Felipe Orro (PDT) fez um apelo para um acordo entre a Prefeitura de Campo Grande e a Santa Casa. O pedetista destacou o não pagamento de salários dos funcionários do hospital. “Teve muita gente que foi comprar presente das mães e o cartão não passou”, frisou.

Duas medidas – O juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, tomou duas decisões diferentes sobre o ex-prefeito Alcides Bernal (PP). A primeira foi a liminar que reintegrou Bernal ao cargo em 15 de maio de 2014. A outra foi neste mês, que o tornou réu em ação por improbidade administrativa.

Cassação – O juiz David de Oliveira Gomes Filho vai começar a ouvir os vereadores na ação em que pede a reintegração de Bernal ao cargo de prefeito. Ele deverá ouvir a maioria dos 29 vereadores de Campo Grande. A ação popular pede a anulação da cassação do então prefeito, em 12 de março de 2014.

(colaboraram Leonardo Rocha e Aline dos Santos)

Nos siga no Google Notícias