ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Antes pesadelo, garagem com desnível vira área de lazer para churrasco e shows

Reforma que durou quatro meses trouxe solução à garagem que era mais baixa que a rua e vivia inundada

Thailla Torres | 27/09/2019 08:39
Reforma trouxe solução a problema antigo com desnível de rua. (Foto: Kísie Ainoã)
Reforma trouxe solução a problema antigo com desnível de rua. (Foto: Kísie Ainoã)
Veja a comparação com o "antes". (Foto: Shiota Arquitetura)
Veja a comparação com o "antes". (Foto: Shiota Arquitetura)

Por muito tempo, o sofrimento de um morador do Bairro Monte Castelo foi a garagem mais baixa que o nível da rua. Quando chovia, o tormento começava pela água que invadia casa e seguia com o lamaceiro durante os dias úmidos. Cansado de tanta gambiarra para conter as “inundações”, o lugar passou por reforma e a garagem ganhou uma área de lazer queridinha entre os amigos. Aproveitada para churrasquinho e shows particulares, o novo projeto mostra como é bacana reformar quando se dá boas soluções aos espaços.

Quando o pedido reforma chegou até o escritório Shiota Arquitetura e o arquiteto Daniel Mitsuo, o desejo do casal era dar vida à casa para receber amigos e familiares, sem receios. Além disso, o principal objetivo era acabar com desnível. “Então sugerimos inverter os espaços no terreno. Onde antes era a garagem, fizemos um muro com vedação e criamos uma garagem na outra extremidade do terreno. Isso garantiu uma garagem mais alta que a rua, que é o correto”, explica o arquiteto Gustavo Shiota.

Veja como ficou o espaço com a nova iluminação. (Foto: Kísie Ainoã)
Veja como ficou o espaço com a nova iluminação. (Foto: Kísie Ainoã)
Detalhe da sala de jantar e cozinha. (Foto: Kísie Ainoã)
Detalhe da sala de jantar e cozinha. (Foto: Kísie Ainoã)
Sala de cinema. (Foto: Kísie Ainoã)
Sala de cinema. (Foto: Kísie Ainoã)

Antes da reforma, a rotina era de gambiarras. “Os donos faziam um buraco aqui e outro ali para desviar a água, enchia o terreno de terra para tentar drenar, mas isso dava muito trabalho e dor de cabeça. Então decidimos resolver um problema 100%”.

A garagem, de aproximadamente 25 m², se tornou área gourmet climatizada. A solução garantiu um espaço adequado para qualquer ocasião, seja no frio ou no calor. Com pia, churrasqueira, banca e cervejeira. Boa parte do mobiliário foi planejado, mas o diferencial é o que espaço pode ganhar outras funções ao longo dos dias.

“O interessante é que o dono é do Rio de Janeiro e não tinha costume de fazer churrasco. No primeiro momento, ele não queria uma churrasqueira. Mas depois lembrou que sempre que os amigos vinham aqui, não tinha onde fazer o churrasquinho. Então preferiu aprender e construí-la para os eventos da família”.

Ateliê de costura.
Ateliê de costura.

Não deu outra. A churrasqueira garante momentos divertidos entre os amigos que não dispensam uma carne assada. Como o proprietário também é músico, vira e mexe a área de lazer vira palco, por isso, até a mesa foi planejada. “Desenhamos essa mesa para que ela dobre e seja posicionada em um cantinho, sem atrapalhar o espaço. Assim é possível posicionar a banda aqui e fazer um show daqueles”, destaca Gustavo.

Os donos também são apaixonados por tecnologia, o que justifica boa parte da iluminação de LED colorida que se aproxima do estilo “high-tech” na decoração. Na sala, por exemplo, a solução foi fazer um painel que contorna as paredes e posicionar uma fita de LED azul que, à noite, traz um efeito interessante. O ambiente também vira cinema com um telão que sai do teto e um projetor móvel que pode ser posicionado bem próximo a área de exibição.

Além disso, outro ambiente, de frente para a garagem, virou um ateliê charmoso para a proprietária que ama costurar. “Optamos por algumas cores e uma iluminação mais clean, que traz conforto e aconchego”, finaliza o arquiteto.

A reforma da residência durou quatro meses.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias