ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Chalé é sonho de mulher que viajou o mundo e “respira jardim”

Lilian construiu do zero casa de madeira que é o maior charme na Rua do Rosário, no Monte Castelo

Por Thailla Torres | 13/01/2022 07:27
Cabana de madeira se tornou o sonho realizado de Lilian. (Foto: Henrique Kawaminami)
Cabana de madeira se tornou o sonho realizado de Lilian. (Foto: Henrique Kawaminami)

Se você não tem interesse em paisagismo e passar pela Rua do Rosário, no Bairro Monte Castelo, uma placa exibe que ali tem profissionais especialistas no assunto, o endereço para você vai ser só mais uma empresa. Mas ao olhar para o alto e ver o topo de um chalé de madeira, a curiosidade bate forte.

Ao tocar a companhia somos recebidos pela engenheira agrônoma Lilian Basso, de 35 anos, que mesmo grávida de oito meses, quase chegando ao nono, é ligada nos 220. E nem adianta vir com lições de que está na hora dela descansar, a dona é bem direta. “Eu amo isso daqui, eu respiro jardim, eu amo meu trabalho”, diz rindo.

Quando explicamos que intuito da reportagem não é nada comercial, mas sim, uma vontade imensa de entrar na casa de madeira, ela abre o portão sem pestanejar.

Escritório é cheo de detalhes e com mapa marcado por onde a dona passou. (Foto: Henrique Kawaminami)
Escritório é cheo de detalhes e com mapa marcado por onde a dona passou. (Foto: Henrique Kawaminami)
Espaço do cafezinho é supercharmoso. (Foto: Henrique Kawaminami)
Espaço do cafezinho é supercharmoso. (Foto: Henrique Kawaminami)

A casa de madeira de aproximadamente 30 metros quadrados, com pé direito alto e um mezanino é, na verdade, o escritório da empresa LB Paisagismo.

Quem entra só de curiosidade, se depara com um ambiente charmoso e com aroma de lavanda por toda parte. A entrada tem um pergolado já coberto pela trepadeira ,conhecida como jade, e um balanço que é impossível não sentar e balançar por alguns segundos.

Ao passar pela porta, os olhos encontram muitos detalhes. Fica até difícil gravar tudo na memória numa visita de poucos minutos. Lilian decora tudo e com muito capricho.

A árvore de Natal e todos os elementos natalinos ainda estão presentes. Mas há uma lareira que, mesmo em Campo Grande, onde o calor prevalece quase o ano inteiro, é utilizada. “Eu ligo ela nos poucos dias de inverno e aqui fica quentinho”.

O lugar é muito mais que um escritório para Lilian. Ter uma cabana ou chalé inspirado nas casas de madeira que ela viu durante as viagens que fez pelo mundo era um sonho.

E há três anos, ela concretizou esse sonho, anos depois de abrir sua empresa de paisagismo no Monte Castelo, de um jeito simples, para ser verdadeiramente feliz.

O mapa do mundo atrás da cadeira de escritório indica os lugares por onde ela já passou. Os mimos que decoram cada cantinho vieram de viagens e de presentes de amigos.

O local, mais do que ambiente de trabalho, virou cenário até para fotos. “Eu já emprestei para fotógrafos. Fim de ano, algumas pessoas vieram aqui fotografar”, conta.

Do lado da cabana, uma cerca de madeira divide a residência de Lilian, que tem uma charmosa casinha na árvore feita pelo marido. “Foi presente de 1 aninho dele”.

A casa é cheia de detalhes, porque Lilian ama decoração tanto quanto o verde. “Eu não sou floricultura, eu faço paisagismo, eu gosto de fazer o jardim das pessoas, cuidar dos jardins das pessoas”.

Por isso, o lugar feito do zero por ela e pelo marido, virou mais que uma empresa. “É aconchego. Eu gosto que as pessoas cheguem aqui e se sintam acolhidas, bem recebidas, como num lugar aconchegante”.

Além disso, nos últimos anos, Lilian disse que desmistificou o uso da madeira pinus. “Tem gente que tem receio de construir com pinus, mas ela tem durabilidade. Gosto muito do pinus e da madeira reflorestada”.

Com tantos detalhes, embora Lilian viva pra lá e pra cá atendendo a clientela, vale a pena conhecer o local. Mas na despedida, a dona dá um aviso. “Quem quiser conhecer tem que vir logo, porque, em breve, a casa será desmontada”.

Isso porque Lilian comprou uma grande área próxima dali e vai construir uma casa de madeira ainda maior, com espaço para encantar visitantes e clientes. “Será um novo sonho, também todo em madeira, do jeitinho que eu sempre sonhei”, finaliza.

Lilian é engenheira agrônoma e hoje, é feliz "respirando jardim". (Foto: Arquivo Pessoal)
Lilian é engenheira agrônoma e hoje, é feliz "respirando jardim". (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário