A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

31/07/2019 07:57

Em 20 m², mãe divide garagem com área gourmet para filha receber os amigos

No bairro Pioneiros, reforma durou um mês com soluções de baixo custo para deixar o ambiente sofisticado. Veja o antes e depois

Thailla Torres
Área gourmet agora divide espaço com garagem em poucos metros quadrados. (Foto: Jéssica Morais)Área gourmet agora divide espaço com garagem em poucos metros quadrados. (Foto: Jéssica Morais)
Esse era o antes da garagem sem cobertura e sombra necessária para reunir os amigos. (Foto: Jéssica Morais)Esse era o antes da garagem sem cobertura e sombra necessária para reunir os amigos. (Foto: Jéssica Morais)

Um antes e depois interessante pelo tempo e soluções dadas ao espaço, sem a necessidade de anular as funções de cada ambiente. No bairro Pioneiros, a dona de uma casa popular com garagem de 20 m² desejava ter uma área gourmet no único “quintal” sem deixar de estacionar o carro da família. No projeto da arquiteta Jéssica Morais, o pedido foi atendido dentro de um mês e com itens de baixo custo para manter economia, mas sem deixar de lado a beleza que o espaço exige.

A dona comprou o imóvel “cru”, sem quintal suficiente nos fundos e uma única área aberta na garagem, que pegava sol na maior parte do dia.

“Ele sentia necessidade de ter um espaço agradável para receber amigos e também fazer um churrasco. Além disso, o pedido era um espaço arejado, rústico e moderno ao mesmo tempo, onde a sua filha pudesse gravar vídeos cantando música sertaneja, em uma espécie de cenário”, conta a arquiteta.

Ideia era ter um espaço de diversão sem anular a função da garagem. (Foto: Jéssica Morais)Ideia era ter um espaço de diversão sem anular a função da garagem. (Foto: Jéssica Morais)
Para economizar, arquiteta usou forro de PVC que imita madeira e tijolinho no revestimento. (Foto: Jéssica Morais)Para economizar, arquiteta usou forro de PVC que imita madeira e tijolinho no revestimento. (Foto: Jéssica Morais)

Com o espaço pequeno, ele permitiu criar a área de churrasqueira com pia e bancada, e ainda manter uma área suficiente para estacionar o carro quando não estivesse em uso. “Criamos duas bancadas, uma de manuseio, e a outra alta para banquetas. A churrasqueira quadrada é pré-moldada, onde revestimos e enquadramos deixa-la mais moderna”.

Outro pedido da dona era que o projeto fosse rápido e econômico em detalhes que acabam pesando no orçamento da obra, por exemplo, mármores e revestimentos. “Buscamos também soluções mais econômicas para o espaço. O granito é um cinza comum, de ótimo custo benefício e o forro em PVC que imita madeira, custa cerca de 1/3 do forro de cedrinho que muitos costumam utilizar”.

A rusticidade que a proprietária queria ficou por conta do piso em tom amadeirado e tijolinho aparente na parede. O projeto de iluminação também criou pontos diferentes.

Outra economia foi com a cobertura. No lugar da laje, a arquiteta usou a estrutura metálica. “Ela traz rapidez na execução e ao mesmo tempo modernidade. E para um espaço muito fechado, optei por criar um pequeno pergolado, também de ferro, na lateral, para criar uma ventilação e iluminação natural”, explica.

Pronta, a área gourmet comporta 15 convidados. A reforma da área levou em um mês e custou aproximadamente R$ 20 mil, contando com a cobertura metálica.

Tem um projeto de arquitetura bacana? Mande para o Lado B no Facebook, Instagram ou e-mail: ladob@news.com.br

Projeto foi um pedido da mãe para ver a filha receber os amigos. (Foto: Jéssica Morais)Projeto foi um pedido da mãe para ver a filha receber os amigos. (Foto: Jéssica Morais)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.