ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

Estação ferroviária de Piraputanga será revitalizada até o meio do ano

Espaço na Estrada Parque deve ser reaberto após parcerias entre prefeitura e empresas

Por Gustavo Bonotto e Natália Olliver | 29/01/2026 21:48
Estação ferroviária de Piraputanga será revitalizada até o meio do ano
Antiga Estação Ferroviária de Piraputanga, localizada na Estrada Parque, será revitalizada (Foto: Arquivo Estações Fevoriárias do Brasil)

Depois de anos esquecida, a antiga Estação Ferroviária de Piraputanga, distrito de Aquidauana, será revitalizada. A previsão é que o espaço histórico, situado na Estrada Parque, seja reinaugurado ainda neste semestre. O anúncio ocorreu após visita do prefeito Mauro Luiz Batista (PSDB) ao local, nesta quinta-feira (29), acompanhado de empresários e secretários municipais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A histórica Estação Ferroviária de Piraputanga, distrito de Aquidauana, será revitalizada ainda neste semestre. O projeto, anunciado pelo prefeito Mauro Luiz Batista, conta com parceria da Vinícola Terroir Pantanal e prevê a transformação do espaço em um centro cultural e turístico.Inaugurada em 1912 como parte da Estrada de Ferro Itapura-Corumbá, a estação foi testemunha da expansão ferroviária no Mato Grosso. O local, que enfrentou desafios como a falta de água potável em seus primeiros anos, será reinaugurado com um evento cultural e gastronômico, visando fortalecer a identidade cultural da região.

Segundo a administração municipal, a expectativa é que o local se torne um novo ponto de encontro e contribua para o fortalecimento da identidade cultural e do turismo na cidade.

A estação de Piraputanga foi inaugurada em 1912. Em 1914, a revista Brazil Ferrocarril chegou a sugerir a mudança de seu nome para “Lusaneas”, homenagem a uma figura considerada relevante para a consolidação da linha. Como outras estações do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança, Piraputanga sofreu por anos com a falta de água potável, o que obrigava o envio semanal de vagões-pipa.

Nas imediações da estação, a ferrovia cruza diversas vezes o rio Aquidauana e marca a passagem do quilômetro 1000 da linha. No livro 'Trilhos da Noroeste', Sérgio Maidana descreve a viagem de trem pela região, com paradas onde indígenas vendiam alimentos, a paisagem das cachoeiras do Aquidauana em Piraputanga e a chegada noturna a Campo Grande, iluminada pelos quartéis.

Estação ferroviária de Piraputanga será revitalizada até o meio do ano
Estação será revitalizada ainda no primeiro semestre de 2026 (Foto: Arquivo Estações Fevoriárias do Brasil)

"Lembro-me na viagem, passamos por Duque Estrada, Agachi e Taunay, onde os índios, na parada do trem, ofereciam peixe-frito, laranja, chipa e outras comidas. O trem apitava e seguiamos sacolejando até a Princesa do Sul, Vimos a linda imagem das cachoeiras do rio Aquidauana, em Piraputanga. Novas paradas, novos avisos dos ferroviários e, de noite, entravamos em Campo Grande, vendo as luzes dos quarteis, numa longa travessia pela cidade".

A Estrada de Ferro Itapura–Corumbá começou a ser construída em 1912, com trechos isolados entre Jupiá e Água Clara e entre Pedro Celestino (Mato Grosso) e Porto Esperança. Um vazio de mais de 200 quilômetros só foi concluído em outubro de 1914, permitindo a ligação até o rio Paraguai, em Porto Esperança. Apesar disso, os trilhos só chegaram efetivamente à cidade de Corumbá em 1952.

Em 1917, a ferrovia foi incorporada à NOB (Noroeste do Brasil), que já operava o trecho paulista entre Bauru e Itapura (Mato Grosso). Mais tarde, em 1975, passou a integrar a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A), sendo privatizada em 1996 e concedida à Novoeste.

Estação ferroviária de Piraputanga será revitalizada até o meio do ano
Área interna poderá receber espaço gourmet e outros serviços de lazer. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em 2026, a iniciativa de reforma será realizada em parceria com a Vinícola Terroir Pantanal e envolve trabalho conjunto das secretarias municipais de Gestão Estratégica e de Cultura e Turismo. A proposta é transformar a estação em um espaço voltado à valorização da história, da cultura e do turismo da região.

Durante a visita, estiveram presentes os empresários Gilmar França Santos, da Vinícola Terroir Pantanal, e Márcio Sauer, além dos secretários Alexandro Perico, da Gestão Estratégica, e Pepeu Filho, da Cultura e Turismo. O grupo discutiu ações para reativar o espaço e preservar o valor histórico da estrutura.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito afirmou que a estação será transformada em “um espaço vivo, importante para a história, a cultura e o turismo da nossa região”. Ele também informou que a reinauguração terá um evento cultural e gastronômico, promovido pela vinícola parceira.

Estação ferroviária de Piraputanga será revitalizada até o meio do ano
Anúncio ocorreu após visita do prefeito Mauro Luiz Batista (PSDB) ao local, na quinta-feira (29), acompanhado de empresários e secretários municipais. (Foto: Reprodução/Instagram)