A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 23 de Setembro de 2017

16/08/2017 06:15

No apartamento, horta de 9m² é super contemporânea e o ponto alto da decoração

A pedido da proprietária, designer criou um jeito de cultivar temperos com o mínimo de trabalho

Thailla Torres
Revestimento e estrutura metálica romperam clichê da horta vertical. (Foto: Fellipe Lima)Revestimento e estrutura metálica romperam clichê da horta vertical. (Foto: Fellipe Lima)

Na sacada, a designer de interiores Elayne Felix mostra que o espaço pode ser multifuncional sem perder o charme. Usando a criatividade e elementos geométricos, ela criou uma horta que, além do cultivo de temperos, virou o ponto de destaque dentro do apartamento.

Em uma das paredes da sacada, os vasos são auto irrigáveis. Foi um pedido da proprietária que adora cozinhar e faz questão de usar temperos fresquinhos no preparo de cada receita.

Vasinhos foram pensados para que a planta fique irrigada diariamente. (Foto: Fellipe Lima)Vasinhos foram pensados para que a planta fique irrigada diariamente. (Foto: Fellipe Lima)

Como o espaço é pequeno, em 9m² Elayne optou pela horta em vasinhos. "Para não ter o trabalho de molhar todos os dias ou acabar esquecendo dos temperos, sob cada vaso tem água e há feltro que faz o processo de levar água pra cima, onde há terra e adubo", explica.

Além da facilidade, a designer se inspirou na estética contemporânea com uso do revestimento natural e estrutura metálica para sustentar os vasos. "Escolhemos aliar funcionalidade à estética. O revestimento é de pedra Hitam, que é uma ótima opção para áreas externas e internas, com aparência natural. E tem tudo a ver com horta e com a composição da sacada que tem mesa, cadeira e churrasqueira gourmet", detalha.

A estrutura metálica saiu do papel na serralheria e foi preparada para receber umidade, assim como toda parte inferior do ambiente. Sob os vasinhos, no jardim, também há um dreno que absorve toda água caso a proprietária queira molhar as plantas da maneira convencional. "Em volta, tudo pode receber umidade, até o puff e a madeira, porque são resistentes à água", diz.

A designer destaca que a vantagem é não abrir mão de um espaço dentro de casa. "Geralmente quando queremos colocar algum item em um local pequeno, acabamos abrindo mão de outro espaço ou funcionalidade, mas nesse caso é possível fazer uma horta em qualquer ambiente apenas com criatividade". 

Um projeto semelhante a este sairia a partir de R$ 3 mil na parte de serralheria, revestimento e itens para decoração.

Tem algum projeto de arquitetura interessante? Compartilha com a gente no Facebook do Lado B.

O espaço da sacada continuou com identidade moderna apesar do toque artesanal na parede. (Foto: Fellipe Lima)O espaço da sacada continuou com identidade moderna apesar do toque artesanal na parede. (Foto: Fellipe Lima)



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.