A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Setembro de 2017

25/08/2017 06:25

Reforma em cozinha surpreende por aproveitar mais espaço em estilo provençal

Ambiente ficou maior e mais prático, mudando apenas disposição dos móveis, em tema clássico com moderno

Eduardo Fregatto
A cozinha após a reforma. (Fotos: Acervo Pessoal)A cozinha após a reforma. (Fotos: Acervo Pessoal)

Você conhece o estilo provençal? Mais trabalhado nos detalhes, inspirado na elegância que marcou a corte francesa nos séculos passados e com um toque de romantismo em sua composição, esse tipo de visual pode mesclar o clássico com tecnologia e praticidade.

Foi esse o pedido feito pela família atendida pela arquiteta Sílvia Bochnia, que projetou a cozinha da foto acima. O mais surpreendente é ver as fotos de antes e depois e constatar a transformação. Apesar da reforma completa, com troca de todos os eletrodomésticos, é possível ver como a simples mudança de disposição dos móveis conseguiu tornar um espaço aparentemente apertado em uma cozinha ampla e prática para se movimentar.

O antes, com pia e fogão distantes, e a geladeira que ficava na outra ponta, mais longe ainda.O antes, com pia e fogão distantes, e a geladeira que ficava na outra ponta, mais longe ainda.
E o agora, com bancada aproximando pia e fogão, e a geladeira mais próxima.E o agora, com bancada aproximando pia e fogão, e a geladeira mais próxima.

"A gente precisava integrar a cozinha com a sala e eu mexi bastante no fluxo, da disposição de onde ficava o fogão, a janela, geladeira, etc", explica a arquiteta. "A cozinha não é tão pequena, mas dava essa impressão porque os fluxos estavam todos errados. O fogão num canto, a bancada em outra... Fizemos de um jeito para que, quem estiver cozinhando possa conversar com quem está sentado na bancada. E aproveitamos mais os espaços, dá pra ver que a cozinha tem um tamanho bom", complementa sobre o ambiente, que tem 10m².

O piso foi feito em porcelanato imitando madeira. A bancada em supernanoglass, que é uma mistura de vidro com póe de mármore. O revestimento metrô, que parece tijolinhos, foi colocado em locais pontuais. "É chamado assim pois lembra o revestimento do metrô de Nova York, e está sendo bastante utilizado". E os armários são MDF cru com acabamento em lacca fosca. "A lacca no fosco é ótimo porque é fácil de limpar, não deixa marcas", destaca.

A reforma teve custo de, aproximadamente, R$ 22 mil e deu uma cara totalmente diferente pro ambiente, quase irreconhecível. "A cliente me pediu uma cozinha com mistura de modelos. Ela queria algo mais romântico e os filhos queriam algo mais moderno. Eu optei pela opção do estilo provençal, mas com toques de modernidade".

"Como arquiteta, sempre falo que qualquer mudança é possível. Claro, tem um custo. Mas muitas vezes é questão de disposição e fluxos corretos", explica Sílvia.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Disposição da pia, fogão e forno tornou a cozinha mais prática e espaçosa.Disposição da pia, fogão e forno tornou a cozinha mais prática e espaçosa.
A bancada torna o ambiente mais interativo, especialmente para quem está cozinhando.A bancada torna o ambiente mais interativo, especialmente para quem está cozinhando.



imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.