A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

18/03/2019 07:48

Sozinho, Danilo coloca edícula abaixo para implantar área verde em casa

Inquieto, ele já chegou a alugar uma britadeira para transformar canil desativado em um pergolado

Guilherme Henri
Danilo começou demolindo a casinha com apenas uma marretinha (Foto: Guilherme Henri)Danilo começou demolindo a casinha com apenas uma marretinha (Foto: Guilherme Henri)

Velho conhecido do Lado B por suas viagens e histórias, Danilo Jovê, de 30 anos, resolveu aprontar de novo. Com uma marretinha, o rapaz demoliu sozinho a edícula que fica na casa onde mora com a avó, no Bairro Nova Campo Grande. O projeto é transformar o lugar em uma área verde com jardins verticais e até uma piscina.

Inquieto, Danilo conta que esta é a segunda empreitada na casa. Ano passado, ele transformou um canil de concreto desativado em um pergolado ao lado das roseiras da avó. Para o projeto, ele chegou a alugar uma britadeira, uma prova de que todo mundo pode encarar o "faça você mesmo", muito comum fora do Brasil, onde a mão de obra é caríssima.

O desafio é convencer a sua avó a se desfazer das coisas. “A edícula estava tomada por cupins. Mas, ela só deixou mesmo eu demolir quando provei para ela que os insetos já estavam invadindo a casa principal”, diz.

Primeira façanha do garoto foi transformar um canil em um pergolado (Foto: Guilherme Henri)Primeira façanha do garoto foi transformar um canil em um pergolado (Foto: Guilherme Henri)
Área da frente antes de receber pergolado (Foto: Acervo Pessoal)Área da frente antes de receber pergolado (Foto: Acervo Pessoal)

Primeiro passo concluído, era hora de retirar tudo o que estava dentro e colocar a casa abaixo. Essa parte ocorreu em dezembro do ano passado, durante as férias de Danilo.

Por suas experiências em Artes, Arquitetura e segurança do trabalho, o rapaz conta que tinha uma noção de manuseio com ferramentas e as primeiras paredes caíram só com o uso de uma marretinha.

“A primeira coisa que as pessoas precisam saber é que não é nada fácil e ainda muito perigoso. Nunca sai do jeito que a gente quer. Errei muito, comecei por lados errados e também cheguei a me estrepar um pouco”, detalha.

Edícula antes de ser demolida por Danilo (Foto: Guilherme Henri)Edícula antes de ser demolida por Danilo (Foto: Guilherme Henri)
Obra já dura dois meses (Foto: Guilherme Henri)Obra já dura dois meses (Foto: Guilherme Henri)

Sempre preocupado com custo e benefício, Danilo diz que parte da empreitada se pagou sozinha. Ele retirou vigas, telhas e tudo o que pudesse ser reaproveitado e vendeu para pagar o custo com caçambas e outros materiais que foi usando ao longo da obra.

Danilo só não vendeu a varanda da casa porque arrumou uma utilidade mais nobre. “Doei todo o material para uma família que perdeu tudo em um incêndio”, afirma.

O processo de demolição já dura quase 60 dias, pois o rapaz precisou desacelerar após suas férias acabarem. “Agora só falta mesmo retirar a parte onde era o banheiro e depois disso juntar tudo em caçambas”, diz.

Depois de limpa, Danilo quer retirar o concreto do chão, fazer um jardim e horta no lugar. Além disso, ele pensa em transformar uma goiabeira, que fica no meio dos fundos, em uma árvore parecida com a da área externa da Morada dos Baís. “Gosto muito de área verde. No futuro ainda quero colocar uma piscina elevada e transformar um quartinho em área gourmet”, finaliza.

Quando tudo estiver pronto vamos mostrar a transformação no Lado B.

Acompanhe no Facebook e Instagram.

Antes de demolir, Danilo retirou com cuidado tudo o que podia ser reaproveitado (Foto: Acervo Pessoal)Antes de demolir, Danilo retirou com cuidado tudo o que podia ser reaproveitado (Foto: Acervo Pessoal)
A obra começou em dezembro do ano passado (Foto: Acervo Pessoal)A obra começou em dezembro do ano passado (Foto: Acervo Pessoal)
Parte dos materiais foram doados a família que perdeu tudo em um incêndio (Foto: Acervo Pessoal)Parte dos materiais foram doados a família que perdeu tudo em um incêndio (Foto: Acervo Pessoal)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.