ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Tendência nas casas, muros de vidro podem matar pássaros; saiba como evitar

Eduardo Fregatto | 16/07/2017 07:25
O muro de vidro virou tendência principalmente nos bairros nobres.
O muro de vidro virou tendência principalmente nos bairros nobres.

Quem anda pelos bairros de Campo Grande, especialmente os mais nobres, já deve ter reparado que a tendência agora é usar vidro nos muros e nas fachadas. Ao invés de esconder a casa com paredes altas de concreto, os moradores estão preferindo exibir suas construções e jardins por meio do vidro temperado.

Exemplo do vidro usado de maneira inclinada, refletindo o chão e não o céu.
Exemplo do vidro usado de maneira inclinada, refletindo o chão e não o céu.

Mas essa nova moda vem com um custo: a vida de pássaros, que não enxergam a barreira transparente. O problema é tão comum que, no Rio de Janeiro, 70% das aves socorridas pela ONG SOS Aves & Cia são vítimas de vidros e edifícios espelhados. Nos Estados Unidos, existe até uma associação especializada em combater esse tipo de problema, a Fatal Light Awareness Program.

O Lado B já noticiou os frequentes casos de aves que morrem nos vidros na Capital, mas desta vez vamos dar dicas para evitar os acidentes com os animais.

Pra isso, conversamos com a arquiteta de Campo Grande Ludmila Vasco, que deu algumas alternativas pra quem quer mesmo instalar o vidro na sua construção. Ou para aqueles que já tem a estrutura pronta, mas deseja tomar alguma medida contra os infortúnios.

Essa construção dá uma ideia de como seriam as plantas funcionando como barreiras nos vidros.
Essa construção dá uma ideia de como seriam as plantas funcionando como barreiras nos vidros.

"Primeiro, é importante ressaltar que os pássaros batem apenas nos vidros translúcidos, que refletem a paisagem externa. Em vidros foscos, por exemplo, não acontece", diz. "O vidro geralmente reflete o céu, as plantas, e isso confunde as aves".

A primeira dica, pra quem vai projetar, é escolher um vidro inclinado. Uma inclinação de 20 a 40% voltada para baixo já pode resolver o problema. "Na hora que você inclina o vidro, ele não vai mais refletir o céu, as árvores e nem outros pássaros. Assim as aves percebem que ali tem uma barreira", explica a arquiteta.

Outra sugestão é usar uma película de controle solar no vidro, que além diminuir a incidência da iluminação e do calor, também é visível para os pássaros.

Em construções que já estão prontas, a dica é criar barreiras para que os animais desviem o caminho. "Dá pra instalar uma planta em cima do vidro, com caimento. Ela vira uma cortina natural. Uma espécie mais comum pra isso é a samambaia, mas existem outras suculentas que podem ser utilizadas", define Ludmila.

Nessa casa, o vidro refletindo o jardim é o cenário perfeito para as mortes dos pássaros.
Nessa casa, o vidro refletindo o jardim é o cenário perfeito para as mortes dos pássaros.

Outras barreiras que podem ser utilizadas são brisas solares, no caso de varandas feitas com vidro. O essencial mesmo seria não colocar o muro de vidro refletindo jardins, que é justamente o tipo de ambiente que atrai os animais.

Há também a possibilidade de adesivos ou uso de vidros jateadas ou opacas, mas essas opções estragam o objetivo dos moradores, que é justamente deixar as construções aparentes. Por isso, a opção mais viável é mesmo o vidro inclinado ou as plantas como barreira.

De qualquer forma, a Fatal Light Awareness Program avisa que o uso de bonecos de gavião ou falcão colocados em cima do vidro não funcionam como espantalho de aves. Essa alternativa, apesar de muito popular, é apenas um mito.

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias