ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Antes do Carnaval, MIS faz maratona com filmes que falam do samba

De 11 a 13 de fevereiro, você curte filmes que contam a história do samba e refletem sobre a construção da memória do país.

Thailla Torres | 10/02/2020 08:32
Um dos filmes conta a história do cantor e compositor Cartola.
Um dos filmes conta a história do cantor e compositor Cartola.

Durante três dias, a partir das 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, em Campo Grande, o samba é protagonista a cada sessão gratuita de cinema. Apresentada pelo estúdio "Tranze", a mostra "Salgue o cinema com saudade" exibe produções que retratam o samba, como forma também de mostrar a história do Brasil, da negritude e da resistência diante de uma realidade social ainda desigual.

Os filmes serão exibidos de 11 a 13 de fevereiro. O primeiro dia tem obra de Nelson Pereira do Santos com "Rio, Zona Norte". No dia 12, o documentário de Susanna Lira "Damas do samba" mostra que não existe o samba sem as mulheres. Por último, o documetário "Cartola - Música para os olhos", conta a trejetória de um dos mais importantes músicos do samba brasileiro. O filme reflete sobre a construção da memória do país.

O MIS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - Centro. A entrada é gratuita.

Veja o trailer de cada obra:

Rio, Zona Norte - Espírito da Luz (Grande Otelo), um talentoso compositor de sambas, tenta vender suas músicas e fazer sucesso no Brasil, mas acaba enganado por oportunistas e se vê preso nos esquemas da indústria fonográfica. Inconsciente após um acidente de trem, ele relembra passagens de sua vida e carreira, baseada num bairro da zona norte carioca

Damas do Samba - O filme provoca uma reflexão sobre o papel da mulher no samba. Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva na trajetória do samba ao longo da história com enfoque no papel das mulheres em sua construção e composição.

Cartola - Música Para os Olhos - Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-primas como "O Mundo é um Moinho", "As Rosas Não Falam", entre outras. Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563 (chame agora mesmo).

 

Nos siga no Google Notícias