ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Artes

'Aquarius' chega aos cinemas de Campo Grande em meio a polêmica e elogios

Naiane Mesquita | 08/09/2016 07:14
Sonia Braga interpreta Clara, a personagem principal de Aquarius (Foto: Divulgação)
Sonia Braga interpreta Clara, a personagem principal de Aquarius (Foto: Divulgação)

Um dos filmes brasileiros mais comentados dos últimos tempos, Aquarius chega aos cinemas de Campo Grande hoje, em meio a polêmicas. A estreia era aguardada pelo público, que organizou até um evento no Facebook para pedir a inclusão do longa-metragem na programação. O barulho deu certo e a produção de Kléber Mendonça Filho com Sonia Braga no papel principal será exibido durante a semana.

A presidente do cineclube Cinema de Horror e uma das organizadoras do evento que pedia a estreia do filme aqui, Carolina Sartomen, acredita que a campanha deu resultados. “Eu e o Hugo Gondim que criamos o evento. O Hugo enviou e-mails a todos as redes de cinema de Campo Grande e o Cinemark acabou incluindo o filme”, afirma.

Um dos cotados a representar o Brasil na categoria Filme Estrangeiro no Oscar, Aquarius participou do Festival de Cannes como um dos favoritos em melhor filme e melhor atriz. A campanha da produção ia de vento em polpa até que os atores decidiram realizar no dia da estreia em Cannes, na França um protesto contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff que ocorria na época.

Protesto em Cannes em maio de 2016 ainda alimenta polêmicas
Protesto em Cannes em maio de 2016 ainda alimenta polêmicas

Com placas que acusavam o golpe no Brasil, os protagonistas foram notícia internacional. Desde então, a produção está em foco com os pontos positivos artísticos e a polêmica envolvendo a posição política dos realizadores. O medo é que o filme seja prejudicado na avaliação da comissão que escolhe o representante para o Oscar, formada pelo MinC (Ministério da Cultura).

“Há uma campanha reacionária contra o filme no País inteiro. A mídia corporativa tenta desqualificar o filme, dizendo que não tem público, por exemplo, sendo que ele foi uma das maiores bilheterias de estreia do cinema brasileiro, está sendo aplaudido por onde vai e recebeu boas críticas internacionais”, explica Carolina.

O filme estreou no dia 1º de setembro e foi assistido por 55.724 mil espectadores, ocupando o 10º lugar no ranking semanal. Lançado em 92 salas, teve uma média de 606 pessoas/sala, a segunda melhor entre os filmes em cartaz - perde apenas para Pets – A Vida Secreta dos Bichos, com média de 691 espectadores e exibido em 1064 salas. Aquarius também tem mais da metade do público total do filme “O Som ao Redor”, do mesmo diretor e que foi visto por 94.922 mil pessoas.

“Essa campanha negativa é complicada porque quando você diz que o filme não foi visto significa que ele não é bom, sendo que tem 55 mil pessoas que viram na semana de estreia. É preciso ter acesso a informação correta”, acredita.

Em Aquarius, Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Graças a campanha, o público poderá formar sua própria opinião assistindo a produção a partir de hoje, em três horários.

Nos siga no Google Notícias