ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Arte, luz e som dão vida ao presépio de 6 metros que é tradição no Rita Vieira

Espetáculo dos Arautos do Evangelho se repete há 6 anos, investindo a cada Natal na riqueza de detalhes

Kimberly Teodoro | 29/11/2018 07:46
Cena principal traz o nascimento do menino Jesus (Foto: Kimberly Teodoro)
Cena principal traz o nascimento do menino Jesus (Foto: Kimberly Teodoro)

História contada há mais de 2 mil anos, o nascimento do menino Jesus é repetido de geração em geração e conhecido por todos. Ainda assim, a maneira como a narrativa é construída no Presépio “Som, Luz e Movimento”, apresentada pelos Arautos do Evangelho, continua emocionando muita gente, mesmo após 5 anos de exibição. Quem gosta já pode se preparar, porque o show recomeçou e segue até o Natal, de quarta a domingo, na igreja do Bairro Rita Vieira.

A primeira montagem do presépio foi há 6 anos e de lá pra cá muita coisa mudou no cenário, como as peças vivas, que antes eram movimentadas manualmente e hoje são quase inteiramente mecanizadas, assim como as luzes e sons são programados no computador.

Além da tecnologia, o espaço também aumentou, a sala que no início comportava 45 pessoas dobrou de capacidade, atualmente o painel tem 6 m de largura por 5 m de altura e 2 m de profundidade, com detalhes feitos em gesso, isopor, papelão, biscuit, tecido, pedrarias e até uma cascata com água corrente compondo o quadro realista.

Para o terciário Marco Antônio o presépio é importante para resgatar o verdadeiro espírito do natal (Foto: Kimberly Teodoro)
Para o terciário Marco Antônio o presépio é importante para resgatar o verdadeiro espírito do natal (Foto: Kimberly Teodoro)

São 30 minutos de espetáculo em que a vida está nos detalhes, as estatuetas com feições humanas parecem até saídas de vitrais europeus, cada movimento é pensado para que a iluminação e os sons que moldam o nascimento de Jesus trabalhem juntos levando o telespectador a mergulhar no ambiente da cidade de Belém. O olhar é guiado pelas luzes que se acendem no escuro, tudo cronometrado para que narrativa acompanhe a ordem cronológica dos acontecimentos.

Durante a encenação, a arte traz beleza à história trágica do amor de deus à humanidade, segundo o cristianismo, e é esse espírito de devoção, empatia, humildade e doação ao próximo que o presépio busca resgatar, já que nos últimos tempos, o terciário Marco Antônio diz que as pessoas têm se afastado do verdadeiro significado do natal, transformando o acontecimento mais importante da igreja católica em uma data comercial e “fazendo uma festa na qual se esquecem de chamar o aniversariante”.

Só no ano passado, a organização estima cerca de 10 mil visitantes, neste ano o Arautos do Evangelho espera um crescimento de pelo menos 20% no público, que desde novembro, quando as apresentações começaram, já é de 2 mil pessoas, desde fiéis que já conhecem o espetáculo e voltam todos os anos, até aqueles que estão assistindo a tudo pela primeira vez.

Riqueza de detalhes impressiona e dá vida às estatuetas de gesso (Foto: Kimberly Teodoro)
Riqueza de detalhes impressiona e dá vida às estatuetas de gesso (Foto: Kimberly Teodoro)

São 3 meses de montagem e preparo do cenário, que é feito manualmente em uma parceria entre a comunidade e a instituição, acrescentando a experiência dos anos anteriores para uma produção renovada a cada natal.

Dedicação que valeu a pena para Eliete de Oliveira, que assistiu pela primeira vez à encenação, descrita como impressionante e educativa, com sensibilidade na medida certa para contar a trajetória de Jesus de uma maneira a alcançar os corações de adultos e crianças. Além do nascimento de Jesus, a emoção é em dose dupla, já que a mãe de Eliete também nasceu no dia 25, dando um significado ainda maior à celebração.

As apresentações vão até o dia 6 de janeiro de 2019, de quarta a domingo das 18h30 às 21h, de forma gratuita na sede do Arautos do Evangelho, na Rua Rotterdan, 540, Rita Vieira. Visitas escolares podem ser agendadas pelo telefone (67) 3042-3434. Neste ano, não haverá espetáculo nos dias 13, 15 e 25 de dezembro.

Na programação, nos dias 15 e 25 de dezembro haverá também a Cantata de Natal, apresentação musical de canções natalinas, no mesmo endereço às 19h30.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias