A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019

27/08/2019 08:32

Com instalações e lambe-lambes, Coletivo Enegrecer abre “Mostra Kuumba”

Proposta é mostrar em Campo Grande existem artistas negros e eles estão produzindo, ocupando os espaços e resistindo

Thailla Torres
Realizada pelo Coletivo Enegrecer, a mostra será no Espaço Jorapimo.Realizada pelo Coletivo Enegrecer, a mostra será no Espaço Jorapimo.

Com pinturas, gravuras, instalações, assemblagens (colagens com objetos e materiais tridimensionais) e lambe-lambes, começa nesta quinta-feira (29) a “Mostra Kuumba”, com olhar para cultura afro. Realizada pelo Coletivo Enegrecer, a mostra será no Espaço Jorapimo, que fica no saguão do Memorial da Cultura e Cidadania, a partir das 19h.

A Mostra reúne um grupo de artistas do Coletivo formado Auriellen Leonel, Danillo Carvalho, Erika Pedraza, Gabriela Dias, Giu Beto, Leonardo Mareco, Loren, Rafael Dantas, Roberto Passos, Ubiratan Junior e Yasmin Alexandra, com o propósito de provocar questionamentos e reflexões de assuntos que vão desde o cotidiano aos espaços que ocupam, de forma criativa, crítica e afirmativa.

Segundo os organizadores, são obras ricas em cores, traços, ideias e experiências pessoais, afirmando a necessidade da união e no fortalecimento que o artista deve ter com o outro da mesma etnia. O coletivo nasce a fim de mostrar que em Campo Grande existem artistas negros e eles estão produzindo, ocupando os espaços e resistindo.

Obra de Ubiratan JuniorObra de Ubiratan Junior

A abertura terá a participação Cia de artes Rob Drown, que traz à cena o corpo, a voz, o movimento e a força da cultura brasileira. Danças, toques, cantos e tradições, na busca de levar ao público uma experiência através das danças brasileiras.

Sobre o nome da mostra, Kuumba, palavra de origem africana, denomina um dos princípios da Kwanzaa, uma celebração pan-africana que festeja os "primeiros frutos da colheita", tendo como subsídio os festivais de colheitas.

O Projeto é destinado aos artistas que ao longo do tempo legitimaram suas práticas nas categorias de pintura, desenho, grafitti, gravura, escultura, objeto, colagem, instalação, arte digital, vídeo-arte, web-arte, body-art e performance.

A mostra é aberta à visitação até dia 31 de outubro, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. As visitas monitoradas, rodas de conversa ou ações socioeducativas devem ser agendadas com antecedência de no mínimo uma semana, diretamente no Núcleo de Artes visuais da Difusão Cultural da FCMS, ou pelo Whatsapp (67) 99200-3730.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.