ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Com mundo querendo ler rápido, professora se desafia com 6 palavras

Professora de literatura escreve há mais de 35 anos e ainda dá dicas para quem quiser brincar com as palavras

Por Aletheya Alves | 11/05/2024 07:40
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Há mais de 35 anos, Iolete Moreira é encantada pela escrita e, nos últimos anos, resolveu se desafiar para criar poesias com apenas seis palavras. Investindo nas aldravias, a ideia brincar e se envolver em um mundo que tem pressa para ler rápido.

Explicando sobre os desafios, a professora diz que é necessário possuir bastante vocabulário, ou seja, ler muito, e ter conhecimentos literários. E, mostrando que é possível, a professora irá lançar um livro justamente com esse gênero ainda neste mês.

Vivemos num novo  mundo, o mundo da Internet onde tudo se resume  em poucas  e breves palavras  seguindo o ideal da Internet. Foi aí que um grupo de intelectuais da Universidade de Mariana/MG, coordenado pela professora, artista e escritora  Andréia Donadon  iniciou uma discussão com debates sobre como criar poesia com pequena extensão, considerando que o povo brasileiro não lê textos grandes. Foi assim  que aprovaram esse novo gênero poético, explica a professora.

Sobre sua relação com a escrita, Iolete detalha que se lembra de estar próxima da leitura desde muito nova e, depois, estar em sala de aula se uniu com as produções. “Agora, como professora aposentada, produzo com dedicação exclusiva a literatura e produção de novos livros”, relata.

Antes das aldravias, sua produção era com prosa e poesia, já tendo escrito e publicado outros dois livros, “Trajetória em Prosa” e “Recortes do Cotidiano”.

Além do lançamento marcado, já existem outros dois livros prontos, aguardando para serem divulgados.

E, voltando para o novo gênero, a professora dá algumas dicas para quem quiser se aventurar. “Primeira dica: muita leitura dos nossos escritores nacionais e internacionais. Conhecimentos gerais para ter palavras e conteúdos suficientes e apropriados para montar suas aldravias, de tal forma que o leitor entenda a sua mensagem e possa deduzir o conteúdo e construir novas aldravias a partir desse seu conteúdo”.

aldravia
chega
devagarinho

e

abraça

poesia”

“uso
aldravia
co'medida

conforme

recomendação

poética”

O lançamento de “Trancas e Aldravias” será no dia 14 de maio, a partir das 19h, na Plataforma Cultural. O espaço fica localizado na Avenida Calógeras, número 3.015, Avenida Mato Grosso. A entrada é gratuita.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias