ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Com o corpo que ganha máscara, oficina desvenda “Linguagens do Bufão”

Oficina será ministrada nos dias 14 e 15 de fevereiro

Wendy Tonhati | 06/02/2019 08:34
Mecanismos no riso e do cômico serão investigados (Foto: Léo de Azevedo)
Mecanismos no riso e do cômico serão investigados (Foto: Léo de Azevedo)

Os mecanismos do riso e da loucura serão investigados no curso “Linguagens do Bufão”, a ser ministrado pela atriz, diretora e pesquisadora, Joice Aglae Brondani, nos dias 14 e 15 de fevereiro, em Campo Grande. No curso, os participantes vão trabalhar o corpo grotesco, desenvolver as linguagens utilizadas pelo bufão e descobrir novas possibilidades físicas e discurso na construção do corpo e da voz.

A pesquisadora explica que o bufão integra o corpo todo. “O bufão é um corpo-máscara ou máscara-física, que habita o seu universo e toma o corpo todo. Não é um personagem. Com essa linguagem comunica paródia, riso, humor, loucura, metáfora”.

A oficina é aberta a atores e bailarinos, mas, segundo Joice, nada impede que interessados na arte de maneira geral possam participar. Os métodos utilizados são baseados em estudos da própria ministrante, desenvolvidos durante seus anos de formação em máscara (clown, commedia dell’arte e bufão), com conceitos baseados em diversos autores.

Joice é atriz e diretora, formada em Direção Teatral pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria. É pós-doutora em Artes Cênicas e professora da Escola de Teatro da UFBA. Atualmente desenvolve pesquisa acadêmica voltada para a comicidade, além de ser fundadora da Cia Buffa de Teatro.

Segundo Joice, o método aplicado no curso foi desenvolvido por ela durante a pesquisa de doutorado, a partir dos autores que falam da visão do bufão. Na linguagem são integrados elementos rituais, animais e da natureza em uma metamorfose.

Atores e bailarinos são público alvo do curso (Foto: (Foto: Léo de Azevedo)
Atores e bailarinos são público alvo do curso (Foto: (Foto: Léo de Azevedo)

InscriçõesAs inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email ciatransborda@hotmail.com até o dia 10 de fevereiro. Os interessados devem enviar um breve currículo com seus trabalhos e uma carta de intenção.

O curso será nos dias 14 e 15 de fevereiro, das 18h às 22h, no Teatral Grupo de Risco, na rua José Antônio, 2170, Jardim dos Estados. Os alunos devem utilizar roupas confortáveis e maleáveis (similares às de prática de esportes e dança).

A oficina será realizada pela Cia. Transborda, idealizada pela atriz Tauanne Gazoso. Durante a oficina terá início a criação e montagem do espetáculo da companhia, com direção e dramaturgia de Joice Aglae e no elenco atuam a idealizadora do grupo, Taunne Gazoso e Jorge de Barros (ator convidado). O espetáculo tem previsão de estrear no final do semestre. O projeto tem recursos do Fomteatro, da Prefeitura de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias