ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Despedida de Manoel de Barros será rápida, sepultamento ocorre às 17h

Ângela Kempfer e Paula Maciulevícius | 13/11/2014 15:07
Velório começou às 14 horas, no Parque das Primaveras.
Velório começou às 14 horas, no Parque das Primaveras.

Será rápida a despedida do poeta Manoel de Barros em Campo Grande. O velório começou às 14h no Parque das Primaveras e o sepultamento está previsto para às 17h. A princípio, o neto Felipe de Barros havia dito que o enterro seria apenas amanhã, para que parentes de Florianópolis e do Rio de Janeiro chegassem a tempo de se despedir.

Ele chegou há pouco ao cemitério, acompanhando a avó Stella, casada por 64 anos com Manoel. Visivelmente abalada, ela não falou com a imprensa e seguiu para ficar ao lado do marido. Ao encontrar o marido, deu um beijo e colocou sobre o caixão uma flor de jasmim. Depois de 30 minutos, voltou para casa.

Foi a esposa que pediu para que o sepultamento ocorresse ainda hoje. Não há muita gente no local, apenas a família e amigos. Mas muitas coroas de flores fazem homenagens ao poeta.

Muito emocionada, a filha Martha falou com os jornalistas brevemente. “Ele descansou. Com 97 anos, ele precisava. Meu pai deixa uma obra linda, que modificou a vida de muitas pessoas. Por isso termino com uma poesia dele: Do lugar onde estou, já fui embora.”

Maysa de Barros, viúva de João Wenceslau, um dos filhos de Manoel, também lembrou do sogro. “Apesar de não ser tão exposto à imprensa, quem chegava em casa era bem recebido. Me casei muito nova e meus presentes foram ele e a dona Stella”, comentou.

João morreu em 2007, em acidente aéreo, quando tentava aterrissar em uma das fazendas da família. Quando o avião já estava na pista, uma vaca surgiu e o foi impossível impedir o choque.

Maysa confirma que a morte do filho foi o começo de uma tristeza que acompanhou Manoel até a morte. “O acidente em 2007 foi um baque muito grande.Além de ser um filho, ele era quemn cuidava de tudo para que o poeta tivesse tranquilidade para escrever”, contou.

No ano passado, outra perda irreparável. O filho Pedro também faleceu, vítima de derrame. Por meses, ficou em casa sob cuidados do pai e de dona Stella. Quando Pedro partiu, Manoel se entregou às doenças da idade avançada.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também