ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Por 10 anos, amigo caminhou todos os dias ao lado do Manoel homem e poeta

Paula Maciulevicius | 13/11/2014 13:10
Os cadernos de rascunho eram feitos de folhas de papel grampeadas e capas desenhadas à mão pelo poeta. (Foto: Marcelo Calazans)
Os cadernos de rascunho eram feitos de folhas de papel grampeadas e capas desenhadas à mão pelo poeta. (Foto: Marcelo Calazans)

"A minha relação com o poeta é uma relação dupla. Com o homem, o ser humano, a pessoa física e com o poeta. Essa relação com o homem é muito maior que o poeta". As frases são do amigo Pedro Spíndola, que sem "simostração", vocabulário do poeta, caminhou lado a lado durante 10 anos, com os dois Manoel. Fosse domingo, fosse feriado, o andar era sagrado.

Pedro saía de sua casa, na Rua Paraíba, em direção à Rua Piratininga. O trajeto era o mesmo diariamente, até a sede onde hoje é a Unimed. O quarteirão pertencia à AABB.

"Ele não recebia as pessoas por timidez. Ele é extremamente tímido". A conjugação do verbo não aceita passado porque à época da entrevista, Manoel estava no presente. Hoje também é difícil atribuir a fala ao pretérito. Manoel se eternizou, junto das suas obras e ignorãças.

"Passava de três pessoas, era multidão para ele. No coletivo, Manoel era muito tímido", explica Pedro. 

A amizade entre os dois começou em 1982. (Foto: Marcelo Calazans)
A amizade entre os dois começou em 1982. (Foto: Marcelo Calazans)

A amizade entre os dois começou em 1982. Pedro, de formação como técnico em agropecuária trabalhava na comunicação da Acrissul e foi quem fundou o Boletim do Fazendeiro. "Um dia, o irmão dele, Abílio de Barros me perguntou se eu conhecia o poeta. Respondi que só de nome. E ele me disse que Manoel falava que o único jornal que dava para ler era o da Acrissul. Por ser pequeno, objetivo e curto", recorda.

Num dia de eleição da Associação, Abílio levou Manoel e apresentou os dois. "Ficamos num canto, batendo papo, no que ele me disse que foi "salvo" por mim. Daí surgiu a amizade, trocamos telefone e começamos a ficar amigos", conta Pedro. O salvar foi, creio eu, no sentido de lhe fazer companhia em meio à multidão do dia.

"Um dia eu sugeri que ele escrevesse para o jornal. Foi ousadia. Ele me disse que não ia escrever porra nenhuma. No outro dia, ele falou que ia fazer. Eu chamava de crônica, depois a crítica chamou de prosa poética", lembra. Os textos originaram anos depois o "Livro de Pré-Coisas".

As caminhadas eram para Pedro o percurso da cumplicidade. Para Manoel, a fonte de atualização. "Ele dizia 'eu sei tudo o que acontece nessa cidade e que era certeza que conversou mais comigo, ao longo da vida, do que com a própria esposa'".

Os passos foram cenário para dois documentários. Um deles, "Paixão pela Palavra", dirigido por Claudio Savaget, à época, direitor do Globo Ecologia. "Foram filmaos assim, a base da conversa. Manoel não queria falar. Dizia 'não falo com ferro'. Não queria microfone, nem lapela, nem nada".

A gargalhada solta era trilha sonora diária para os ouvidos de Pedro. Que nos anos de convivência, chegou a ouvir da própria dona Stella, esposa de seu Manoel: "você precisa vir mais aqui. O Manoel só ri quando você vem". Privilégios de quem conviveu por anos com o Manoel homem e o poeta.

Pedro Spindola coleciona, além de histórias, manuscritos e bilhetes destinados a ele, escrito por Manoel. (Foto: Marcelo Calazans)
Pedro Spindola coleciona, além de histórias, manuscritos e bilhetes destinados a ele, escrito por Manoel. (Foto: Marcelo Calazans)

O poeta, segundo descreve Pedro, recebia diariamente muitas correspondências, livros do País todo. Na maior parte do tempo, ele lia outros poetas e consultava o dicionário. Os cadernos de rascunho, centenas deles, eram feitos de folhas de papel grampeadas e capas desenhadas à mão pelo poeta. Além da escrita, Manoel criava significados para os desenhos. Passava as palavras para a arte.

"Depois que ele datilografava e mandava para o editor".

Pedro Spindola coleciona, além de histórias, manuscritos e bilhetes destinados a ele, escrito por Manoel. "Ao amigo Pedro" vinham pedidos de sugestões de títulos e até a publicação de um dos livros, caso a cirurgia que ele seria submetido desse algo errado.

"Ele falou pessoalmente, vou te deixar duas cópias. Lê uma e se eu não voltar da cirurgia, você manda para publicar. Eu falei que era bobagem, mas fiquei com a cópia. Depois ele voltou, falou traz meu livro. Um tempo depois, saiu e tudo diferente", conta.

Manoel de Barros era o perfeccionista das miudezas. Nunca se dava por satisfeito, a palavra era alterada até a hora final. Como foi, até uma vez, mesmo depois de publicado.

No Livro das Ignorãças, impresso em 300 exemplares, dois erros foram corrigidos a próprio punho, pelo poeta. "Para apalpar as intimidades do mundo - nesta frase, a digitadora colocou do corpo. E "onde a criança diz eu escuto a cor dos passarinhos - escreveram a "voz". Ele mesmo corrigiu e assinou o exemplar. O meu era o 201."

"A impressão que eu tinha? É de missão cumprida. Ele cumpriu sua missão", fala o amigo de 10 anos, sobre a relação de despedida que Manoel viveu nos últimos meses. "Perdoai. Mas eu preciso ser Outros. Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Nos siga no Google Notícias