ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Documentário narra histórias de cururueiros de Corumbá e Ladário

Os cururueiros são experientes na arte de fazer viola de cocho, um instrumento musical artesanal

Thailla Torres | 17/08/2021 08:05
Cururueiros são homenageados em documentário lançado nesta terça-feira (17).
Cururueiros são homenageados em documentário lançado nesta terça-feira (17).

Antônio de Souza Brandão, Vitalino Soares Pinto, Gilbertinho Casemiro, João Cristo Moura, Otávio Sebastião Oliveira e Sebastião de Souza Brandão. Esses são os protagonistas do documentário que homenageia os principais cururueiros de Corumbá e Ladário.

O documentário é lançado hoje e faz parte das atividades que celebram o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado nesta terça-feira (17).

Com o intuito de preservar a essência do cururu e levantar um importante registro histórico dessa manifestação cultural, o documentário tem relatos sobre a tradição e trajetórias de vivências no universo da viola de cocho.

Eles confeccionam artesanalmente o instrumento, a viola de cocho, ganzá e mocho, compõem suas toadas, guardam na cabeça essas composições e as tocam em roda, na viola de cocho, com uma dança de sapateado próprio.

Neste trabalho, seis cururueiros relatam parte de sua atuação e trajetória, as barreiras que eles enfrentam hoje e o amor que eles têm pela viola de cocho. Juntos, eles tentam repassar um pouco dessa cultura histórica, a fim de que não o se perca.

“Eles são personagens importantes nas manifestações culturais que alimentam o imaginário do Cururu e do Siriri em Mato Grosso do Sul”, segundo a diretora e socióloga corumbaense Wanessa Rodrigues.

Os cururueiros são experientes na arte de fazer viola de cocho: um instrumento musical artesanal. A forma de fazer essa viola foi reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), como Patrimônio Cultural Brasileiro no ano de 2005.

Com depoimentos e colaboração de cururueiros tradicionais da região, o documentário também mostra a produção da viola e danças típicas, que uniam famílias em época de festas santas nas regiões.

Atualmente, o Cururu vem perdendo espaço diante da modernidade, das transformações culturais, já que a cultura de massa acabou atingindo até mesmo os descendentes dos cururueiros, que acabaram, muitas vezes, não se sentindo atraídos pela manutenção da tradição na família e dessa forma, a tradição e a cultura do cururu está se perdendo entre as gerações.

Confira o documentário abaixo:

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias