ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Em novo clipe de rap indígena, Brô MC’s reforçam que futebol é invenção guarani

Música foi trilha de documentário que reforça a tese de que o esporte surgiu no Paraguai.

Ângela Kempfer | 20/11/2017 16:36
Imagem do clipe divulgado pela página Canal Guateka.
Imagem do clipe divulgado pela página Canal Guateka.

O grupo de rap indígena Brô MC’s lançou nas redes sociais clipe de uma canção que mais uma vez reivindica aos guarani o título de inventores do futebol. Em “Manga Ñembosarái” (Jogo de bola com os pés), os rappers de Dourados falam da brincadeira registrada pelos jesuítas, muito antes dos ingleses “patentearem” o esporte.

A música é antiga, foi gravada em 2015 e foi trilha do documentário "Los Guaraníes Inventaron el Fútbol" (Os Guaranis Inventaram o Futebol). O longa de Marcos Ibañez reforça a teoria do sacerdote espanhol Bartomeu Meliá, um estudioso convencido de que o esporte surgiu na cidade paraguaia de San Ignacio Guazú, a mais antiga das 30 missões guaranis fundadas pelos jesuítas no Paraguai, Argentina e Brasil.

Documentos no Vaticano comprovariam a invenção do futebol pelos índios paraguaios. Por isso, uma cópia do documentário foi, inclusive, repassada ao Papa Francisco durante visita dele a Assunção, em 2015.

Na história do esporte, são muitas as teorias sobre os criadores do futebol. Os ingleses teriam apenas elaborado as regras para o jogo praticado desde a Antiguidade. Há registros da mesma prática na China e no Japão, há mais de 2 mil anos.

No clipe do grupo Brô MC’s, o jogo é na aldeia, com as mulheres também batendo um bolão. A letra reverencia Meliá e lembra do tempo de felicidade que começou a ruir com a chegada dos colonizadores. 

Os meninos de Dourados ganharam projeção nacional nos últimos anos, por denunciarem em guarani a violência contra os índios de Mato Grosso do Sul.

Veja o clipe.

Nos siga no Google Notícias