ACOMPANHE-NOS    
JULHO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 31º

Diversão

Festeiros terão 15 minutos para realizar Banho de São João

Decreto municipal liberou o ritual por 15 minutos e limitado a cinco pessoas

Por Bárbara Cavalcanti | 22/06/2021 11:29
Momento em que fiéis dão banhos nos santos, no Rio Paraguai. (Foto: Diário Corumbaense)
Momento em que fiéis dão banhos nos santos, no Rio Paraguai. (Foto: Diário Corumbaense)

As celebrações do tradicional Banho de São João, em Corumbá e Ladário, poderão acontecer apenas por 15 minutos. O uso de máscara é obrigatório.

De acordo com publicação no Diário Oficial do município, cada festeiro poderá realizar o ritual do Banho do Santo de forma individual ou com no máximo cinco acompanhantes, durante 15 minutos nos dias 23 e 24 de junho. Todos deverão estar de máscara.

Ainda de acordo com o decreto, o ritual poderá ser realizado entre 05h e 21h, já que o município conta com toque de recolher. O acesso à Prainha do Porto será controlado por agentes de trânsito e pela Guarda Municipal local, além de servidores da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico.

O último artigo do decreto ainda proíbe a comercialização de bebidas e alimentos por comerciantes ambulantes e proprietários de barracas na Prainha do Porto Geral e região próxima.

O Banho de São João recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O título reconhece a importância de uma das maiores festas populares de Mato Grosso do Sul, famosa pelo levantamento do Mastro de São João, roda de Cururu e Siriri, alvoradas, procissões, cortejos, novenas e, claro, pelo banho do santo no Rio Paraguai. A festa, que tem o ápice em dia 23 de junho, remete ao batismo de Jesus feito por João Batista nas águas do Rio Jordão.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário