ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Artes

Princesinha da Fronteira de MS, cantora Betinha morre aos 84 anos

Artista estava internada há 4 dias com quadro grave de anemia isquêmica

Por Kamila Alcântara | 18/12/2025 06:43
Princesinha da Fronteira de MS, cantora Betinha morre aos 84 anos
Betinha em entrevista para o Campo Grande News (Foto: Arquivo)

A cantora Betinha, da tradicional dupla Beth e Betinha, faleceu na noite desta quarta-feira (17), aos 84 anos, após complicações de saúde. Ela estava internada no Hospital Universitário de Campo Grande desde a última segunda-feira (15), com um quadro grave de anemia isquêmica.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A cantora Betinha, integrante da dupla Beth e Betinha, faleceu aos 83 anos na noite de quarta-feira (17), em Campo Grande, após complicações de saúde. A artista estava internada desde segunda-feira (15) com anemia isquêmica grave, que evoluiu para falência renal e problemas cardíacos. O velório será realizado nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, na Capela Jardim das Palmeiras, seguido de cremação às 16h. Durante sua internação, Betinha passou por procedimentos como hemodiálise e transfusões de sangue, mas seu organismo não respondeu aos tratamentos.

Durante os últimos dias, Betinha enfrentou uma série de complicações. O quadro clínico exigiu a colocação de um cateter e o início de hemodiálise. Embora tenha recebido transfusões de sangue, seu organismo não reagiu como esperado, levando à falência renal e ao comprometimento da função cardíaca. A artista estava fazendo uso de medicamentos para manter a pressão arterial e o funcionamento do coração.

Sobrinho de Betinha, o cantor Márcio Santos, relatou a batalha da tia contra a doença, destacando a delicadeza do momento. "Foi uma série de complicações nesses quatro dias. O quadro se agravou com o comprometimento dos rins e um acúmulo de líquidos", disse Márcio. A tentativa inicial de diálise precisou ser interrompida devido a alterações na pressão arterial e no coração, mas novos procedimentos estavam sendo planejados.

Princesinha da Fronteira de MS, cantora Betinha morre aos 84 anos
Apresentação de Beth e Betinha (Foto: Reprodução)

Nos últimos momentos, a família se uniu em fé e oração, acompanhando de perto as atualizações médicas e mantendo a esperança. "Agora é oração e acreditar", afirmou Márcio, emocionado, após a confirmação do falecimento.

Na dupla, Betinha tinha papel fundamental na construção da identidade musical que marcou gerações. Era responsável pela segunda voz ajudou a consolidar o estilo de Beth e Betinha ao longo de mais de seis décadas de carreira. Junto da irmã levou a dupla a rádios, circos e palcos de Mato Grosso do Sul e da região de fronteira.

Ao lado da irmã, enfrentou um período em que mulheres tinham pouco espaço no cenário artístico e ajudou a abrir caminho para outras cantoras e instrumentistas. Sua trajetória é registrada no documentário lançado em 2019, dirigido por Marinete Pinheiro, que resgata memórias, desafios e a importância da dupla para a música regional.

Velório e cremação - O velório de Betinha ocorrerá nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, na Capela Jardim das Palmeiras, localizada na Avenida Tamandaré, 6934, no Bairro Jardim Seminário. A cerimônia de cremação será realizada às 16h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.