ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Festival traz a Campo Grande cinema da diversidade sexual no fim de semana

Marta Ferreira | 08/09/2011 17:04

Entre os filmes, um curta produzido por universitário sul-mato-grossense

O estudante universitário Breno: diretor, roteirista e ator do filme. (Foto: álbum pessoal)
O estudante universitário Breno: diretor, roteirista e ator do filme. (Foto: álbum pessoal)

Com a semana curta graças ao feriado, o fim de semana já está aí e chega com novidade na programação de cinema em Campo Grande. Em vez do fast-food da telona geralmente oferecido pelas poucas salas da cidade, estará em cartaz o Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual, alternativa para os órfãos do chamado cinema de arte. A mostra começa amanhã, dia tradicional de estreia no cinema, e vai até domingo.

Até lá, vão ser exibidos 14 filmes, entre eles uma produção de Mato Grosso do Sul, o curta metragem “Lados Dados”, dirigido e roteirizado pelo universitário Breno Benetti, de 25 anos. Como o nome do festival diz, o filme segue a temática do universo LGBT, ao contar o fim do relacionamento de um casal gay.

“A ideia é focar nos sentimentos e conflitos humanos, a fim de criar uma identificação com qualquer tipo de público, heterossexual ou homossexual”, conta o diretor, que estuda Artes Cênicas e, paralelamente, coloca em prática o gosto pela sétima arte. Breno também atua no filme, junto com Leandro Marques e Carlos Anunciato.

Ana Paula Arósio faz professora homossexual em filme que será exibido durante mostra da diversidade sexual. (Foto: Divulgação)
Ana Paula Arósio faz professora homossexual em filme que será exibido durante mostra da diversidade sexual. (Foto: Divulgação)

O curta, de 12 minutos, retrata as dúvidas e incertezas que permeiam os relacionamentos de casais gays, principalmente diante das convenções sociais estabelecidas.

“Lados Dados” tem produção independente. As locações, figurantes e até os atores foram conseguidos na base do voluntariado. “Eles ainda não entendem que existe um mercado gay que consome e gera lucro, e o Festival Mix é uma esperança de que esse cenário possa vir a mudar”, responde Breno a quem pergunta porque não buscou captar recursos na iniciativa privada.

O Festival vai marcar o lançamento do curta-metragem. “Depois queremos inscrever em outros festivais e disponibilizar na internet”, conta Breno.

O trabalho de Breno vai ser exibido em meio a filmes de todo o País, entre eles “Como esquecer”, de Malu Martino, protagonizado por dois nomes conhecidos do público de televisão, Ana Paula Arósio e Murilo Rosa. Lançado em 2010, o filme foi bastante comentado por causa da cena de beijo entre as personagens de Ana Paula e a atriz Arieta Franco.

Além dos filmes, o Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual também terá debates. O primeiro deles será após a exibitação de Lados Dados, na sexta-feira. Também será realizada mostra competitiva de filmes curta-metragem.

É a primeira vez que Campo Grande recebe o festival, que já está em seu 18º ano. A entrada é gratuita.

Serviço:

18ª Edição do Festival Mix Brasil de Cinema da Diversidade Sexual

Dias: 09, 10 e 11 de Setembro

Horários: sexta e sábado a partir das 17 horas, domingo a partir das 16 horas.

Local: MIS - Museu da Imagem e do Som. Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar. Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

Ingresso: entrada gratuita. Os assentos são limitados

Classificação indicativa: 16 anos.

Veja os trailers e sinopses no site: www.f5coletivo.com.br

Abaixo, confira a programação:

9 DE SETEMBRO – SEXTA

17h – Estreia do curta metragem regional “Lados Dados”, de Breno Benetti

18h – DEBATE “Meu Cult” – A Cultura da diversidade questionando, abrangendo e conquistando seu espaço. Com: Victor Baroni, Jivago de Oliveira e Leandro Marques

19h – ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL

20h – DZI CROQUETTES - Documentário

10 DE SETEMBRO – SÁBADO

17h – MOSTRA COMPETITIVA I (Curtas)

•Eu não quero voltar sozinho,

•Handebol,

•Eu e o cara da piscina,

•Aviário,

•Luz

18h – DEBATE “Um Luxo” – O mercado gay e um público altamente exigente

Com: Nelson Ávila Pablo Nogueira e Eduardo Araújo.

20h – Mostra de curtas SEXY BOYS

•Síndrome de GoGo (EUA)

•Cai Cai, Balão (Reino Unido)

•Depois de Klara (Alemanha)

•Duelo (Brasil)

•Revelação Explicita (Bolívia)

•Stephen Faz a Festa (EUA)

•Vapor (EUA)

•Crepúsculo em Tel Aviv (Israel)

11 DE SETEMBRO – DOMINGO

16h – MOSTRA COMPETITIVA II (Curtas)

•Bailão

•O capitão chamava Carlos

•Não me deixe em casa

•O bolo

•Mais ou menos

17h – DEBATE – “Militantes sim, limitantes jamais. As vozes de quem fala pela minoria” Com: Cris Duarte, Cris Stéffany e Wagner Campos.

19h – COMO ESQUECER, longa metragem de Malu di Martino

Nos siga no Google Notícias