ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Filmes inéditos em Campo Grande debatem questão da diversidade e minoria na UEMS

Evento ''1º Cine-Fórum UEMS - CG'' foi pensado por alunos do curso de Letras da Universidade

Thaís Pimenta | 07/05/2018 08:04
Cantora Linn da Quebrada é uma das entrevistadas no filme ''Meu Corpo é Político''. (Foto: Reprodução)
Cantora Linn da Quebrada é uma das entrevistadas no filme ''Meu Corpo é Político''. (Foto: Reprodução)

Não existe lugar melhor no mundo para promover o debate que não as universidades. Sabendo disso, três alunos do curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Campo Grande, propuseram a reflexão acerca de temas como a diversidade sexual de gênero, e a questão das minorias, como os transexuais, por meio do audiovisual. 

Com a ajuda do professor Volmir Cardoso Pereira, os alunos Renan Dalago. Ágatha Martins Avila. Francini Costa, conseguiram trazer para a cidade filmes inéditos no circuito do audiovisual até então, são eles: ''A Moça que Dançou com o Diabo'', ''Embargo'' e ''Meu Corpo é Político''. Esse trabalho resultou no ''1º Cine-Fórum UEMS - CG'', que acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio, sempre às 18h30.

''Pensamos primeiro nos temas. E a partir dai fizemos um link. O primeiro dia queriamos mostrar o potencial dos curtas-metragem no Brasil. 'A Moça que Dançou com o Diabo' é um curta de baixo orçamento que foi pra Cannes e eu havia assistido anteriormente em São Paulo, dai só enviei e-mail pro roteirista e conseguimos autorização para exibir'', explica Renan.

Renan, Agatha, Volmir e Francini. (Foto: Acervo Pessoal)
Renan, Agatha, Volmir e Francini. (Foto: Acervo Pessoal)

Ele completa: ''O segundo dia os professores escolheram homenagear Saramago e fomos atrás de filmes que não fossem comerciais, como 'Ensaio sobre a cegueira' ou o 'Homem duplicado' e achamos 'Embargo'. O último dia foi o mais fácil. Queríamos um documentário que fizesse pensar sobre a diversidade, sobre os corpos na atualidade, pessoas que em tempos como hoje cheio de ódio e preconceito resistem no espaço e são como são. E lembramos que o 'Meu Corpo é Político' ganhou prêmios dentro e fora do Brasil e conseguimos trazer pra cá''.

Após cada dia de exibição, acontece um debate sobre os temas abordados nas produções. Mas por que tocar em um temas tão complexos, como juventude, sexualidade e religião, ou representação e reafirmação das minorias? Ele explica: ''Dentro da academia você não vê muitas pessoas trans e negros. A minoria não está ali e, quando está, muitos professores não estão prontos para lidar com essa diversidade. Este ano tem alguns alunos que são pessoas trans e queríamos trazer a diversidade, o diálogo desse movimento pra dentro da instituição acadêmica''.

Para participar não é preciso pagar, mas vale lembrar que o auditório suporta até 420 pessoas, por isso é indicado chegar cedo pra garantir sua poltrona. Para saber mais acesse o link do evento.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Capa de ''Embargo'', filme António Ferreira.
Capa de ''Embargo'', filme António Ferreira.
Capa de A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria.
Capa de A Moça que Dançou com o Diabo, de João Paulo Miranda Maria.

Nos siga no Google Notícias