ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Comportamento

Abaixo assinado de moradores consegue trazer enfermeira de volta a posto

Paula Maciulevicius | 22/03/2014 07:47
A transferência aconteceu, mas teve volta. Kátia ficou pouco mais de um mês longe dos moradores do Aero Rancho, mas retoma o trabalho nesta segunda-feira. (Fotos: Marcos Ermínio)
A transferência aconteceu, mas teve volta. Kátia ficou pouco mais de um mês longe dos moradores do Aero Rancho, mas retoma o trabalho nesta segunda-feira. (Fotos: Marcos Ermínio)

O abaixo assinado movido pelos moradores do Aero Rancho há um mês, para a volta de uma das enfermeiras do posto de saúde da região, teve um final feliz para todo mundo. O documento que coletou mais de 1000 assinaturas virou notícia no Lado B, porque enquanto uns até apanham nas unidades de saúde da Capital, têm profissionais pelos quais os pacientes compram briga.

Quem começou a iniciativa foi a dona Neide, apelido do nome Antônia Aurineide Maciel, moradora do Aero Rancho. Quando a notícia da transferência da enfermeira Kátia Maciel Ribeiro, de 28 anos, chegou aos seus ouvidos, ela logo tratou de tentar reverter a situação. Numa folha de papel sulfite, à caneta, o documento era intitulado como “queremos nossa Kátia e nosso gerente Reginaldo”. O argumento era de que não podiam tirar dali uma pessoa já conhecida de todos para trazer outra que não sabe o nome e nem as necessidades de ninguém do bairro.

Kátia tem três anos como enfermeira na UBS do Aero Rancho.
Kátia tem três anos como enfermeira na UBS do Aero Rancho.

Nessa sexta-feira, o telefone da redação tocou e a voz animada do outro lado linha trazia boas notícias à redação. Era a dona Neide dizendo que um mês depois de travada a batalha, a enfermeira Kátia voltaria à UBS (Unidade Básica de Saúde). “Foi maravilhoso! Ela está de volta na segunda-feira, vamos até fazer uma festinha aqui em casa para comemorar a volta da Kátia”, disse.

A protagonista da história tem sete anos de formada e completa três de posto no Aero Rancho em setembro. A volta oficial à unidade será nesta segunda-feira, dia 24. “Eu fico feliz porque acaba que os pacientes são como a nossa família. A gente se preocupa extremamente com eles”, comentou.

O abaixo assinado pegou ela de surpresa. Kátia não esperava tamanha reação dos moradores contra a sua transferência. “Foi demais, porque não é comum. Você entra numa unidade e vê tanta reclamação do SUS e de repente a população inteira resolve fazer um abaixo assinado? Fique surpresa”, resume.

A transferência aconteceu, mas teve volta. Kátia ficou pouco mais de um mês longe dos moradores do Aero Rancho. “Graças a Deus eu estou de volta, o que a gente faz é o mínimo sabe? A gente luta e dá o melhor, eu sempre tentei fazer o melhor”, comenta.

Para a enfermeira, as mil assinaturas influenciaram bastante. “Vê a população pedindo alguma coisa, já que a gente atende e trabalha para eles, nada mais justo atender não só esta, mas outras reivindicações tem que ser ouvidas e eu fico muito agradecida por tudo o que fizeram por mim”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias