ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Comportamento

Agitado e triste? Descubra se seu cão está estressado na quarentena

Sensíveis às mudanças, os doguinhos também sofrem com o isolamento e até a irritação do humano pode prejudicar a saúde do animal

Alana Portela | 15/07/2020 06:24
As orelhas e o olhar são sinais que o cachorro apresenta e podem indiciar se o animal está bem ou não. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária)
As orelhas e o olhar são sinais que o cachorro apresenta e podem indiciar se o animal está bem ou não. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária)

Nem mesmo os cachorros escapam do estresse da quarentena em tempos de pandemia. Sensíveis, eles também sofrem com a mudança da rotina e refletem isso através do comportamento, ficando mais agitados, tristes ou nervosos. Além disso, a irritação do humano provoca desconforto no animal e pode agravar ainda mais a situação.

“É preciso observar. As pessoas que ficam mais em casa, costumam saber como é o comportamento normal do cachorro”, diz a veterinária, Mônica Souza. Ela é especialista em homeopatia veterinária e fala sobre os sete sinais que os cães apresentam quando algo está errado.

Sonolência é uma forma do cão demonstrar que algo pode estar errado. (Foto: Elci Holsback)
Sonolência é uma forma do cão demonstrar que algo pode estar errado. (Foto: Elci Holsback)

1º sinal - Agitação e tristeza podem ser sintomas de estresse.  “Os cachorros mais quietos e medrosos, vão procurar ficar debaixo de móvel e dormirão mais, é uma forma de demonstrarem que estão estressados”, explica a veterinária.

Enquanto os cachorros agitados, tendem a ficar ainda mais elétricos. “Os mais agitados vão exacerbar agitação porque na cabeça deles, o dono fica em casa apenas nos fins de semanas e se é fim de semana, vai querer passear. No entanto, temos que evitar sair por conta do vírus”.

Além disso, o cão também pode latir e choramingar com mais frequência. “Se tiver mais de um cachorro em casa, vai rolar briga”, comenta.

2º sinal – Outra forma do animal demonstrar o estresse é através das lambidas. “Começam a lamber tanto que machuca a pele, causa ferida, lambem o chão, focinho. É como se tivesse um tique, é sinal que está no estresse profundo”.

Coceira sem motivo pode ser um sinal de estresse. (Foto: Marcos Maluf)
Coceira sem motivo pode ser um sinal de estresse. (Foto: Marcos Maluf)

3º sinal –  Também é preciso observar o surgimento de coceiras sem motivo aparente. “Se não tiver pulga, carrapato, porém mesmo assim está se coçando o tempo todo, é outra maneira de demonstrar que está ansioso”.

O estresse é provocado por conta da quebra da mudança de rotina. “O organismo doméstico deles, funcionava de um jeito, mas do nada saiu do ritmo e isso gera um desequilíbrio. O que estressa são situações diferentes. Cada um tem seu comportamento, tem o mais alegre, o tímido, o medroso, o ansioso, etc”, diz Mônica.

Veterinária Mônica de Souza analisando um doguinho na clínica. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária) 
Veterinária Mônica de Souza analisando um doguinho na clínica. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária) 

4º sinal –  A forma de balançar o rabo também pode ser mais um sinal que há algo errado. “Quando a gente chega em casa, eles abanam o rabo. Mas, se tiver mais abaixado ou entre as pernas é sinal de dominação, humilhação, que não está bem”.

5º sinal – As orelhas também devem ser observadas nesse período. “Se está baixa, com o semblante de tristeza, é outro padrão”.

6º sinal – Os cachorros, assim como os humanos, levam tempo para se adaptarem a uma nova rotina. Alguns desses sinais, o doguinho pode ter apresentado ainda no início do isolamento social. Porém, se ele ainda demonstra desconforto, fique atento às atitudes.

“Os que estão ansiosos é por conta do estresse do dono ou de alguém da casa. Eles são sensíveis, sentem e absorvem o sentimento, então se o humano estiver irritado, isso vai refletir nele”, explica a veterinária.

O olhar do doguinho também revela como ele está se sentindo. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária)
O olhar do doguinho também revela como ele está se sentindo. (Foto: Sigo Homeopatia Veterinária)

7º sinal – O silêncio também pode demonstrar anormalidade. “Se chama o cachorro, mas não vem, fica escondido e até perde apetite, percebemos um grau de estresse elevado, que está indo para doença física. A perda de apetite é mais comum em gatos, mas também pode acontecer nos cães”.

Se seu cachorro está com algum comportamento anormal ou apresenta um desses sinais, a sugestão de veterinária é a homeopatia e terapia vibracional. “Se o animal não voltou ao que era, procure a ajuda”. A médica veterinária Mônica atende na clínica Sigo Homeopatia Veterinária, localizada na rua Doná Henriqueta Vicente de Almeida, nº 166 - Vila Leda.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias