ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Comportamento

Ainda dá tempo de ser Noel e levar magia do Natal a quem mais precisa

Hoje (18) é o último dia da campanha dos Correios para adoção das tradicionais cartinhas natalinas; saiba como também participar

Raul Delvizio | 18/12/2020 06:05
"Um feliz Natal!", é o que esta cartinha deseja (Foto: Silas Lima)
"Um feliz Natal!", é o que esta cartinha deseja (Foto: Silas Lima)

Querido Papai Noel: eu sei que deveria pedir areia, cimento e tijolo para ajudar meu pai a terminar de construir nossa casa. Somos de uma família muito simples. Porém, a única coisa que eu mais queria nessa vida era ter uma bicicleta para poder brincar".

Histórias como essa enchem qualquer coração de emoção, escritas e até desenhadas à mão em cartinhas com os mais diferentes pedidos e relatos para o "bom velhinho". É a tradicional campanha do Papai Noel dos Correios, que chega ao fim nesta sexta-feira (18). Corra que ainda dá tempo! Todo mundo tem o poder de adotar e levar a magia do Natal a quem mais precisa.

Presas aos presentes dos doadores, as cartinhas foram digitalizadas e impressas (Foto: Silas Lima)
Presas aos presentes dos doadores, as cartinhas foram digitalizadas e impressas (Foto: Silas Lima)

É o caso de Paola Sanches, 19 anos. Junto com o pai Gilson, foram até a unidade da avenida Calógeras dos Correios entregar o presente, participando pela primeira vez da campanha. "Me identifiquei muito com a cartinha. A menina tem 9 anos e escreveu dizendo que foi boazinha com a avó e que fez todas as tarefas que a professora pediu neste ano", disse.

Pai e filha dividiram os custos do pedido (kit de material escolar e uma mochila) para mostrar que sonhos podem ser realizados, sim. "Me sinto feliz em participar. É uma coisa que todo mundo deveria fazer com o maior prazer, simplesmente doar por doar, fazer o bem, sabe? Se eu tivesse no lugar dessa menina, eu gostaria de ser ajudada também", acredita Paola.

Paola e o pai Gilson prestes a entregar o embrulho (Foto: Silas Lima)
Paola e o pai Gilson prestes a entregar o embrulho (Foto: Silas Lima)

Devido a pandemia do novo coronavírus, o formato deste ano foi 100% virtual, com a digitalização das cartinhas selecionadas pelos funcionários de cada unidade da instituição. Assim, ficou fácil e seguro dar prosseguimento à essa campanha natalina mesmo com a covid-19. No total, mais de 85 mil cartas de todo o país foram disponibilizadas na internet pelo blog da campanha. Para adotar, basta clicar em "Seja você Noel" e seguir os passos indicados.

"São histórias que realmente mostram o sentido do Natal, de cultivar sonhos e acreditar na magia da época. Quem lê e adota uma cartinha acaba que também trabalha com sua criança interior. Não tem quem não se emocione", comenta Olga Martinez Torres, que há 22 anos é coordenadora da campanha do Papai Noel dos Correios em Mato Grosso do Sul.

Em MS, Olga coordena há 22 anos a campanha mais natalina dos Correios (Foto: Silas Lima)
Em MS, Olga coordena há 22 anos a campanha mais natalina dos Correios (Foto: Silas Lima)

Em pouco mais de duas décadas de atuação, Olga já viu um pouco de tudo. "As pessoas costumavam passar uma manhã inteira só para escolher a cartinha e adotarem. Tinha até quem procurasse um nome específico para homenagear o ente querido que morreu. É o sentimento transcrito nos textos, desenhos e pedidos. E sempre tinha muito choro, porque tem histórias que pegam qualquer um desprevenido", garante Olga.

Na opinião dela, o modelo digital deste ano ainda vai permanecer para os próximos, mas assim que a pandemia cessar e as pessoas poderem se aglomerar com segurança, as cartinhas físicas voltarão presencialmente às mesas dos Correios. "Acredito que daqui em diante vai ser híbrido. Tem pessoas que preferem pegar numa cartinha e sentir a textura da letrinha, o cheiro de tinta. Mas também teve aquelas que aprovaram a comodidade de poder escolher em casa, pelo computador ou celular".

Presente sendo preparado para entrega na unidade (Foto: Silas Lima)
Presente sendo preparado para entrega na unidade (Foto: Silas Lima)
"Mesmo que hoje seja o último dia, garanto que ainda dá tempo de adotar um cartinha", afirma Olga (Foto: Silas Lima)
"Mesmo que hoje seja o último dia, garanto que ainda dá tempo de adotar um cartinha", afirma Olga (Foto: Silas Lima)

Só em Campo Grande, 15 escolas da rede municipal de ensino público toparam enviar as cartinhas dos alunos aos Correios neste ano. As crianças escreviam seus pedidos dentro das próprias atividades escolares – uma parceria que já dura mais de 10 anos.

"Sem falar da participação da sociedade toda! Mesmo que hoje seja o último dia, garanto que ainda dá tempo de adotar um cartinha", finaliza Olga. Na Capital, todas as unidades dos Correios estão participando da campanha. Já no interior de MS, é bom verificar qual é o endereço/localização para entregar o presente à cartinha escolhida.

Confira abaixo o vídeo tutorial de como adotar uma cartinha.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias