ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Comportamento

Amor por necrotério fez Adauto tatuar profissão sinistra na barriga

Técnico em necropsia, ele diz que o necrotério é lugar mais sossegado da Santa Casa

Jéssica Fernandes | 27/07/2022 06:42
Adauto tatuou em inglês a palavra 'Morgue', que significa necrotério. (Foto: Paulo Francis)
Adauto tatuou em inglês a palavra 'Morgue', que significa necrotério. (Foto: Paulo Francis)

Adauto Correa Lima Junior, de 41 anos, não esconde de ninguém o orgulho que sente pelo que faz. Único técnico em necropsia da Santa Casa, ele fez uma tatuagem para mostrar a todos o quanto ama o necrotério onde trabalha há 10 anos. Mesmo lidando com a morte diariamente, ele segue mantendo o humor e exercendo o lado humano com os parentes daqueles que partiram.

A profissão de Adauto é motivo de curiosidade, espanto e suposição por parte de muitas pessoas. Por essas e outras razões, ele se destaca assim que diz trabalhar com ‘defuntos’. Acostumado a ouvir centenas de perguntas, o técnico responde todas sem perder o jeito brincalhão.

O profissional conta que, às vezes, as perguntas sobram para a esposa Angela Daniel, de 44 anos. “Quando eu chego, se estamos em família ou amigos, falam: ‘O quê você faz?’. Eu falo que trabalho com defunto e que faço necropsia. Aí já vira aquela cena, falam: ‘Como é isso? Você vê assombração?’ Aí perguntam pra ela: ‘Você tem coragem de dormir com esse cara?”, relata.

Há 10 anos na Santa Casa, técnico é o único do hospital. (Foto: Paulo Francis)
Há 10 anos na Santa Casa, técnico é o único do hospital. (Foto: Paulo Francis)

Adauto atuou como enfermeiro de 2005 a 2015 e dividia essa função com a de técnico em necropsia. No final, ele decidiu seguir somente na área que é motivo de fascinação. “É por gostar da anatomia humana e por ter esse fascínio de como o corpo humano funciona. Como um corte, infecção e uma coisinha besta pode te matar e como essas coisas estão ligadas”, explica.

Na época que descobriu a profissão, Adauto fez o curso e, querendo ter mais experiência, topou o estágio voluntário no IML (Instituto Médico Legal) da cidade. Ele expõe que no começo foi difícil se acostumar. “Teve aquele impacto, porque eu vinha da enfermagem e estava acostumado a ouvir paciente chorar e gritar”, fala. Naquela nova realidade dele, as reclamações de dor foram substituídas pelo silêncio e frieza de quem estava na mesa.

Do IML, o técnico seguiu para a Santa Casa onde viu muitas tentarem percorrer o mesmo caminho que ele. “Abriu processo seletivo, pessoas entraram e saíram. Começaram a fazer prova e não aguentaram. As pessoas diziam: ‘Eu vou ter que ficar sozinha na sala com o morto?’. Eu eu dizia: ‘Sim, é o que eu faço”, recorda.

Técnico mostra utensílios que fazem parte da rotina de trabalho. (Foto: Paulo Francis)
Técnico mostra utensílios que fazem parte da rotina de trabalho. (Foto: Paulo Francis)

Como Adauto só faz necropsias ligadas à doença, ele já presenciou muitos casos atípicos. Um deles completou três anos e é a história de uma mulher que deu entrada no hospital sentindo dores no peito. Na ocasião, o quadro foi tratado a princípio como pneumonia, porém exames descartaram a hipótese.

Após ela vir a óbito, o técnico em necropsia conseguiu definir a causa da morte e ficou surpreso quando descobriu. “Depois de uma semana, ela morreu e eu abri ela. Conversando com um colega, falamos de olhar o fígado. Quando levantamos tinha uma bolha, criou um cisto. Ela morreu de choque hipovolêmico que é a perda de sangue excessivo. É uma coisa raríssima”, declara.

Em relação ao caso mais difícil, ele menciona a de uma criança que faleceu com menos de cinco anos. “Conversando com os pais, avós e amigos descobri que os dois não podiam ter filhos. Eles se trataram por dez anos e era o primeiro filho deles. Se eu chegasse lá e não visse a família nem nada era mais tranquilo”, afirma.

Adauto segura ferramenta usada no cotidiano. (Foto: Paulo Francis)
Adauto segura ferramenta usada no cotidiano. (Foto: Paulo Francis)

Por mais que o contato com os enlutados cobre um preço, Adauto destaca que prefere assim. A interação com essas pessoas, conforme ele, é a forma que encontrou de não levar a profissão com frieza. “Eu gosto de ter esse contato para não se tornar essa coisa fria e mecânica”, frisa.

Como não pode fazer nada por quem atravessou a porta do necrotério, Adauto diz que faz o que está ao seu alcance para auxiliar quem sofre com a perda. “Todo mundo tem uma reação e eu respeito cada uma. Você está ali e não pode fazer nada, acabou, a pessoa está morta. Eu não consigo ajudar nessa parte, mas posso ser extremamente educado, prestativo e orientar a pessoa. É a única coisa que posso oferecer”, destaca.

No necrotério, ele fala que a rotina é sempre a mesma. “Meu trabalho é o dia inteiro  gente chorando e gente morta”, afirma. Por isso, Adauto já viu de tudo, porém jura que jamais algo sobrenatural. “Nunca, nada, nem um soprinho no ouvido, ventinho gelado ou barulho. Pra mim, o lugar mais tranquilo do hospital é o necrotério”, declara.

Para ele, o lugar mais tranquilo do hospital é o necrotério. (Foto: Paulo Francis)
Para ele, o lugar mais tranquilo do hospital é o necrotério. (Foto: Paulo Francis)

"Morgue" - O orgulho profissional é tão grande que Adauto quis deixar isso eternizado. Há 10 anos, que é o mesmo tempo que atua como técnico em necropsia, ele fez uma tatuagem emblemática. Escrita em inglês, a frase ‘Morgue’ significa necrotério.

A inspiração para o desenho veio de um lugar inusitado e nada mórbido. Ele comenta que tudo começou quando assistia a animação ‘Pica-Pau’.  No episódio, a frase apareceu para, posteriormente, ir parar na barriga de Adauto. “Eu tinha vontade de fazer uma escrita na barriga. Assistindo o desenho mostrou o Zeca Urubu morto e o Pica-Pau empurrando. Onde ele entrou estava escrito morgue”, recorda.

Mesmo lidando com a morte de forma constante, Adauto garante que consegue deixar tudo no trabalho e levar uma vida comum. “As pessoas tem que entender que eu sou um ser humano normal. Eu gosto de tomar minha cerveja, tenho minha esposa, sou motociclista e faço parte de um motoclube. Eu gosto de viajar e de churrasco. A minha profissão é sinistra, mas eu sou uma pessoa normal”, conclui.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias