ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Após quatro anos, aniversariantes finalmente vão celebrar dia 29

De ganhar aposta a ouvir piadas, eles contam como é fazer aniversário de quatro em quatro anos

Por Jéssica Fernandes | 29/02/2024 06:56
De óculos, Ricardo em um dos registros de aniversário onde fez doação à instituição. (Foto: Arquivo pessoal)
De óculos, Ricardo em um dos registros de aniversário onde fez doação à instituição. (Foto: Arquivo pessoal)

Os nascidos no dia 29 de fevereiro são um grupo bem seleto. Tem gente que duvida da data de aniversário, pede para ver documento, tira sarro, faz aposta, mas os aniversariantes do ano bissexto seguem firmes, fortes e jovens.

O Lado B conversou com dois aniversariantes para saber como é para eles assoprar as velinhas no dia 29 e se eles se sentem diferentes por ocuparem essa data única no calendário.

Produtor de eventos, Ricardo Airton Bonafé, de 44 anos, adora ser aniversariante do ano bissexto e brinca que neste ano está completando 11 anos. “Comemorar aniversário de quatro em quatro anos é diferente, minha mãe sempre me fala que fez isso para me manter sempre jovem. Acho que ela quis me fazer uma pegadinha se for pensar nos tempos de hoje”, diz.

Loyke Miranda com um grupo de mulheres em um dos aniversários que celebrou. (Foto: Arquivo pessoal)
Loyke Miranda com um grupo de mulheres em um dos aniversários que celebrou. (Foto: Arquivo pessoal)

Nos tempos de escola, ele não escapava das brincadeiras dos amigos e até hoje a ‘tiração de sarro’ continua. Piadas à parte, Ricardo sente dificuldade mesmo em definir em qual dia celebrar. “É uma bagunça até hoje, porque tem anos que faço festa de aniversário para celebrar a vida, mas quando tem o 29 complica o meio campo. Já teve umas três vezes que fiz festa, nos dias 28 e 29 de fevereiro”, afirma.

Em casa, oficialmente, a festa acontece no dia 28 de fevereiro porque foi assim que a mãe dele decretou há anos. “Ela já determinou desde pequeno comemorar dia 28 sem choro nem vela. Isso foi assunto de debate na família por anos”, conta.

Dependendo da ocasião, o produtor de eventos passa por algumas situações que só os nascidos do dia 29 de fevereiro sabem como é. “Quando vou em lugares que tenho que falar a data as pessoas olham desconfiadas tipo ‘esse cara está me zoando’. Aí tenho que mostrar o documento para provar que é verdade”, fala.

Apesar de já ter sido barrado em casa noturna por não acreditarem na veracidade do documento. Mesmo assim, Ricardo relata que consegue tirar proveito da data desde criança.

Já ganhei muitas apostas porque as pessoas não acreditam aí eu falo: ‘Vamos apostar e 100%  das pessoas apostam. Desde o colégio apostava e ganhava lanches e chocolates. Depois de mais venho cerveja, vinhos e whisky”, ri.

Hoje, Ricardo planeja fazer uma grande festa no centro da cidade com mais de 10 atrações. Independente de ser 11 anos ou 44 anos, o produtor de eventos nunca deixa de celebrar mais um ano de vida.

Outro aniversariante do dia é Loyke Miranda Zaparoli, de 36 anos. A idade ‘verdadeira’, segundo o empresário, é nove anos. Na visão dele, celebrar o aniversário no dia 29 de fevereiro é algo especial.

“É uma comemoração única por ser comemorada de quatro em quatro anos. Gosto de falar que sou do dia 29 de fevereiro justamente pelo motivo de ser diferente esta data”, destaca.

Quando fala sobre a data de nascimento, o empresário sempre escuta a famosa pergunta: ‘Quantos anos você está fazendo na verdade?’. “Aí começa aquelas contas de cabeça e acaba virando piada”, diz.

Na infância, ele assoprava as velinhas conforme o dia que os pais definiam a festa, mas desde que cresceu sempre optou pelo dia 28 de fevereiro por não ver sentido em comemorar no dia 1º de março. Independente de ser ano bissexto ou não, a cerveja é garantida na festa de Loyke.

“Gosto de comemorar com amigos e  familiares, tomar aquela cervejinha e também no dia primeiro para rebater aquela ressaca”, brinca. Hoje, Loyke não passará a data em branco e garante que vai sair com a turma.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias