ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Campeões em nomes criativos, pet shops têm justificativas engraçadas

Elverson Cardozo | 09/07/2014 06:47
Pet shop Ki-Late, no Carandá Bosque. (Foto: Marcelo Victor)
Pet shop Ki-Late, no Carandá Bosque. (Foto: Marcelo Victor)

Encontrar um pet shop em Campo Grande não é tarefa difícil. Por todo canto, do centro às áreas mais afastadas, existe um aberto. Poucos, no entanto, oferecem serviços diferentes, que fogem do convencional. O que chama a atenção mesmo são os nomes, um mais criativo que o outro.

A busca por uma marca diferente, que chame a atenção e desperte a curiosidade do cliente, exige originalidade e, nessa hora, sobra inspiração. Há 5 anos, quando foi abrir seu pet shop no bairro Carandá Bosque, o veterinário Bruno Ozório Araujo, de 31 anos, queria algo “leve”, bem humorado, mas não conseguia pensar em nada, até que o antigo sócio sugeriu “Ki-Late”.

“Até cogitamos algo mais sério, mais imponente, mas não saiu”. O nome engraçadinho caiu na graça da dupla e hoje estampa a fachada do estabelecimento que fica na Rua Vitório Zeolla. A palavra, em uma primeira leitura, dispensa explicação porque faz referência ao latido do cachorro, mas não é só isso, explica o dono.

“Ki-late lembra uma joia preciosa e o animal é uma coisa preciosa”, diz, citando o quilates, unidade de peso para pedras preciosas.

Em dois endereços da Vila Bandeiras, o cliente encontra o Cãosultório. A empresa pertence ao veterinário Marcos Paulo Ferreira da Silva. Foi ele quem escolheu o nome, conta a sócia-proprietária Valdete Ferreira de Souza, de 60 anos. “Usamos a criatividade. Tivemos várias ideias e quando ele chegou com essa todo mundo gostou”, lembra.

A marca, garante, foi patenteada para evitar qualquer utilização indevida, mas o cuidado, pelo jeito, não eliminou o problema. “Tem outros lugares que estão usando nossa ideia. Sei que tem no Estado de São Paulo e no Paraná”, reclama.

Na Vila Planalto, a proprietária da clínica veterinária “Au-q-mia”, na rua Santos Dumont, nem se preocupou em registrar a marca, tanto é que, em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar outros estabelecimentos batizados assim.

Au-q-mia, na Vila Planalto. (Foto: Divulgação)
Au-q-mia, na Vila Planalto. (Foto: Divulgação)

O nome, divido com tracinhos, além de diferente é intuitivo. Lembra gato e cachorro, mas a explicação da proprietária, Rianez Cláudia Gonçalves Bandeira de Melo, de 54 anos, também foge do convencional.

“O cão e o gato é uma alquimia. Alquimia é a transformação do metal em outro, do que não é bom em bom. É o cão o gato que chegam sujos e ficam bonitos, que entram doentes e saem bons”.

O nome existe há 16 anos. Hoje é reconhecido, mas, no início, muita gente tentava entender a junção das palavras. A compreensão ficava ainda mais prejudicada porque o “A” era o desenho de um cachorro e o “M” era, na verdade, as patas de um gato inserido na logo. “Ninguém entendia. Tivemos que refazer tudo”, conta.

Enquanto alguns exercitam a criatividade pensando em algo diferente, outros fazem questão de por o próprio sobrenome na fachada, mesmo quando ele não tem qualquer relação com o negócio. Um exemplo é o Pavão Petshop, no bairro Nova Bandeirantes.

Nos siga no Google Notícias