ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

Com vaquinha do Conselho Tutelar, menina ganha dia de princesa para formatura

Aline Araújo | 12/12/2014 06:56
No salão, Ana Flávia tem o seu dia de princesa. (Foto: Alcides Neto)
No salão, Ana Flávia tem o seu dia de princesa. (Foto: Alcides Neto)

Ana Flávia Januária tem 18 anos e até agora a vida nunca foi fácil. Mas aos 13 ganhou amigos no Conselho Tutelar Norte, em Campo Grande, para melhorar um pouco o rumo dessa história. Ontem foi a formatura de 9° ano dela, um dia que estava nos sonhos há algum tempo. Para ficar ainda mais especial, graças a vaquinha feita pelos amigos, Ana ganhou um momento de Cinderela, com vestido, sapatos e tarde no salão de beleza, com direito a unhas postiças e arco nos cabelos.

A fada madrinha foi a conselheira e psicóloga Ana Paula Costa Morilhas, de 30 anos, com o apoio de todos os funcionários do Conselho Tutelar. “Nós todos temos um carinho enorme pela Ana Flávia. Ela vai quase todos os dias no Conselho e não tem uma pessoa que não a conheça lá”, justifica.

A história de carinho entre as Anas começou em 2009, quando o conselho recebeu uma denúncia de espancamento. Ana Flávia tinha marcas pelo corpo, feitas pela mulher que havia adotado ela. Sem encontrar ninguém da família, a menina foi morar em um abrigo. Tempos depois, o Conselho localizou o avô dela, de 73 anos, com quem Ana mora hoje no Bairro Estrela do Sul.

Pronta para a festa! (Foto: Arquivo Pessoal)
Pronta para a festa! (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi durante todo esse processo, entre encontros e conversas, que a relação de carinho começou. Como gosta de conversar, é lá que ela encontra um refúgio, um lugar para contar da escola, do dia a dia...“Não sei como ela me aguenta. Ela sempre teve paciência comigo”, brinca Ana Flávia sobre a amiga psicóloga. A ligação entre as duas é tamanha que, caso aconteça algo ruim na Escola, é para Ana que a aluna pede para ligar.

Mesmo com déficit intelectual, que obriga Ana Flávia a tomar medicamentos todos os dias, a estudante é super aplicada e tem orgulho de ter concluído mais essa fase. “Eu dizia para a minha professora, eu não vou desistir. Eu vou até o final”, lembra. Ela comenta que muitos colegas da sala, com 48 alunos, não conseguiram concluir o Ensino Fundamental na Escola Municipal São José, por isso, a conquista é ainda mais importante.

Ana gosta de Ciências e Química e é destaque na sala. Não falta e gosta de estudar. Como o colégio onde estuda não tem Ensino Médio, ela anda ansiosa para conhecer a escola nova, fazer outras amizades. Além disso, o percurso ficar menor, já que para ir a nova escola ela só pegará um ônibus, no lugar dos três que usa atualmente.

Ana paula e Ana Flávia prontas para a festa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana paula e Ana Flávia prontas para a festa. (Foto: Arquivo Pessoal)

A formatura é a realização de um sonho, ontem ela ensaiou a valsa e já estava super empolgada com a festa. “Vai ser muito legal!.” O Avô vai ser o primeiro a dançar valsa com ela, uma surpresa para ele.

A menina negra, encabulada com a entrevista e sorridente, avisa que não tem frescura, mas está super contente com o vestido novo e as unhas postiças pintadas de rosa, que ela tanto queria.

O cabelo cortado pelo avô, em casa, ganhou um penteado. O vestido foi presente graças à vaquinha, todo de paetê rosa, ela que escolheu. A sapatilha foi um presente do avô e o salão uma colaboração do Espaço Eduardo Lima, que cuidou de deixar a menina pronta para viver sua noite dos sonhos.

A menina estava só sorrisos. (Foto: Alcides Neto)
A menina estava só sorrisos. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias