ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Desafio é quando míope arrisca produzir make sem enxergar reflexo no espelho

Com quase 12 graus, repórter do Lado B tirou os óculos e fez tutorial de maquiagem para facilitar vida de quem tem baixa visão

Alana Portela | 28/11/2019 07:59
A visão da repórter Alana Portela embaçou e mal deu para enxergar o reflexo no espelho (Foto: Kisie Ainoã)
A visão da repórter Alana Portela embaçou e mal deu para enxergar o reflexo no espelho (Foto: Kisie Ainoã)

Se já é difícil para os profissionais, imagine para uma repórter que mal enxerga o reflexo no espelho fazer um tutorial de make. São quase 12 graus de miopia e alguns quebradinhos de astigmatismo que precisei tirar dos olhos para encarar o desafio da maquiagem inclusiva e facilitar a vida de mulheres com baixa visão.

Se deu certo? Vai saber conferindo as imagens, mas adianto que deixar os óculos de lado e não enxergar um palmo diante do nariz é estranho e até assustador porque são apenas borrões pela frente. O jeito é a identificação através da cor ou toque, porém, nem sempre dá certo e tive a prova disso na adolescência, quando caí dentro do lixo após confundir o objeto com a calçada. Por isso, todo cuidado é pouco.

A ideia era produzir uma make natural, sem erro, para arrasar a qualquer momento do dia. Foram quase duas horas de preparação com o direcionamento do maquiador César Annunciação, que deu dicas de técnicas de como se maquiar que ajudam muito na hora de pôr a mão na massa. Ele produziu a parte direita da face para que pudesse repetir do outro lado.

Alana de cara lavada e sem óculos antes de colocar a mão na massa (Foto: Kisie Ainoã)
Alana de cara lavada e sem óculos antes de colocar a mão na massa (Foto: Kisie Ainoã)
Com espelho perto do rosto, consegui aplicar a sombra na pálpebra dos olhos (Foto: Kisie Ainoã)
Com espelho perto do rosto, consegui aplicar a sombra na pálpebra dos olhos (Foto: Kisie Ainoã)

No salão “Four Salon”, fiquei numa sala cheia de vidros, espelhos e luzes, que “embananaram” minha visão, mas ouvi atentamente os toques de César. O primeiro passo foi a limpeza de pele. “Passe um lenço umedecido no rosto para limpar bem a pele e retirar toda a sujeira dos poros”, explicou ele, que é formado em Moda e trabalha com make desde 2017.

Após isso, usamos um massageador facial por cinco minutos. “Passe a pedra na face, região abaixo dos olhos, nas maçãs, testa, nariz, isso vai reduzir a linha de expressão e o inchaço”, relatou César. Em seguida, foi realizado a hidratação da pele com creme, começando na região abaixo dos olhos e deslizando os dedos, fazendo movimentos no formato U, por alguns segundos.

Depois de espalhar bem o produto no rosto, o terceiro passo foi passar um primer, creme que ajuda a fixar melhor e prolonga a durabilidade da maquiagem. Na sequência foi a vez de aplicar a base com o mesmo tom da pele. Isso é um pouquinho mais difícil porque precisa visualizar bem para não errar na tonalidade e César emprestou os “olhos” para facilitar a identificação.

Para hidratar a pele, foi preciso observar os movimentos que o maquiador César fazia para repetir no rosto  (Foto: Kisie Ainoã)
Para hidratar a pele, foi preciso observar os movimentos que o maquiador César fazia para repetir no rosto (Foto: Kisie Ainoã)

Com o auxílio de um pincel, retire o cosmético da palheta e aplique na face. O truque dessa make são as batidinhas e os movimentos circulares, que não deixam errar e nem exagerar na produção. Então use essas técnicas em tudo.

“A base esconde as manchas, marquinhas e tem que ser proporcional ao tom da pele do pescoço para ficar uniforme. Passe algumas camadas para cobrir, mas espalhe bem para não acumular o produto numa parte do rosto. Comece na região abaixo dos olhos, depois continue no restante”, ensina o maquiador.

Fique com um espelho de aumento por perto, assim, ora e outra, pode observar se a forma de aplicar está dando certo. Depois passe o corretivo usando a mesma técnica de esparramar para camuflar as imperfeições. Outra fase é o iluminador, esse precisa de mais atenção e cuidado, pois tem o poder de aumentar ou diminuir alguma parte do rosto. Nesse caso, use pincel achatado para a aplicação nas maças, nariz e testa.

Para finalizar a pele, escolha uma tonalidade de blush, que favoreça na iluminação do rosto e aplique usando um pincel achatado nas maças da face.

Agora é a hora de dar um “up” nas sobrancelhas. Use uma solução que mais se aproxima com a cor dos pelos e aplique no meio da sobrancelha, deslizando a mão até a ponta. Em seguida use a ‘escovinha” do produto para espalhar a solução e criar um formato.

O resultado foi uma make natural para qualquer hora do dia (Foto: Kisie Ainoã)
O resultado foi uma make natural para qualquer hora do dia (Foto: Kisie Ainoã)
A pele ficou suave e bem iluminada, destacando as maças do rosto  (Foto: Kisie Ainoã)
A pele ficou suave e bem iluminada, destacando as maças do rosto (Foto: Kisie Ainoã)

É a vez de passar a sombra e como a intenção é não errar na make, a dica é escolher uma cor mais clara e com o pincel esfumaçar na pálpebra dos olhos. “Para quem tem baixa visão a aplicação de um único tom de sombra ajuda. Esfumado bastante para dar intensidade que deseja”, explicou César.

Pode fazer várias camadas para dar um efeito especial e depois aplique um brilho para destacar. Os cílios também são importantes, então passe uma máscara para alongar e escurecer os fios com o auxílio de um protetor, para não borrar e assim conseguir realçar o olhar.

Finalize passando um batom e aplicando um gloss labial por cima, que consegue mais efeito de luz e naturalidade no rosto. “Aplique no centro dos lábios para que não venha ficar marcado ou manchado fora da linha natural”, ensinou César.

Agora é hora de olhar no espelho ou tirar uma foto para ver melhor o resultado. Confesso, para se maquiar, é preciso ter paciência, atenção e muita coordenação motora na hora das aplicações, mas nada que um esforcinho não resolva. Saímos do salão contentes com o resultado e gratos ao maquiador que dedicou um tempo da agenda para ensinar tudo.
Confira as imagens no vídeo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. 

Tudo só foi possível com a ajuda do maquiador César Annunciação (Foto: Kisie Ainoã)
Tudo só foi possível com a ajuda do maquiador César Annunciação (Foto: Kisie Ainoã)

Nos siga no Google Notícias