ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Na pandemia, até divórcio pode ser feito online e sem sair de casa

Divórcio online é o fim da tensão na hora de dizer adeus ao casamento

Thailla Torres | 06/08/2020 06:34
Na pandemia, para alguns casais o jeito é recorrer ao divórcio online.
Na pandemia, para alguns casais o jeito é recorrer ao divórcio online.

Após 20 anos de casamento, Ana* e Douglas* não queriam mais viver um com o outro. O relacionamento virou rotina e juntos caminhavam com a distância. Sem conseguir encontrar uma saída para o impasse a dois, o único jeito foi seguir caminhos diferentes. Por isso, depois de três meses de separação, ele decidiu pedir o divórcio em meio à pandemia, e o procedimento se tornou menos doloroso graças a internet.

Ele mudou para Bolívia a trabalho em dezembro de 2019 e em maio deste ano viu o casamento se desfazer. “Com a separação eu não tinha mais motivo para estar casado legalmente.  Foi quando eu recebi todas as informações para realizar o procedimento online. Eu achava que isso demoraria três meses, mas durou menos de um mês”, diz ele.

O lado bom, segundo o ex-marido, foi a chance de não precisar se deslocar da cidade onde estava para assinar documentos. Para ela, além da praticidade, o divórcio online evitou também qualquer tensão que comumente permeia uma separação. O adeus pareceu muito mais prático. “Quando no divórcio a conversa é olho no olho a gente acaba ficando indeciso, surge uma tensão. Mas quando eu soube que isso daria certo, só agradeci. Você ganha tempo e evita qualquer desgaste”, completa Ana.

O divórcio foi realizado através da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul e o caso ocorreu em Miranda, a 81 quilômetros de Campo Grande. O fim do casamento foi solicitado por ele na plataforma digital disponibilizada pela instituição para atendimento durante a pandemia.

Esse foi o primeiro “divórcio online”, diz a defensora pública Maria Clara de Moraes Porfírio, titular da comarca de Miranda, que atendeu o caso. No primeiro momento, ele solicitou o litigioso (quando não há um consenso entre as partes), a Defensoria entrou em contato com a outra parte, que aceitou formalizar a separação.

“É uma situação bem diferente porque todos os contatos foram feitos a partir da plataforma e também pelo telefone. Os dois quiseram fazer o divórcio, então tudo se tornou ainda mais prático. Verificamos os termos, fizemos a leitura para um e para o outro, encaminhamos o termo de acordo, ele assinou e a mulher que mora em Miranda foi até a Defensoria Pública para assinar”, diz Maria.

Com o consenso de ambos, o único problema era que uma das partes estava na Bolívia. “Como as fronteiras entre os países estão fechadas devido à pandemia da covid-19, utilizamos um aplicativo de mensagens para acertar todos os detalhes do divórcio, divisão de bens, guarda dos filhos e pensão alimentícia”, explicou a defensora.

Nos moldes antigos, todo esse processo teria demorado mais por conta da necessidade de marcar reuniões e conciliar agendas. Além disso, a defensora destaca o fim de um desgaste maior, principalmente, se na separação houver resquícios de afetividade. “Nesse caso, o casal aparentemente não tinha mais afetividade. No entanto, é comum em separações recentes, a gente conversar separadamente até para ver o nível de animosidade do casal, já que a separação pode não ser algo tão fácil assim para uma das partes”.

Apesar da engenhosidade de ter de esperar reposta de um e de outro pela plataforma online, respostas que seriam mais rápidas quando há olho no olho, a defensora comemora ver casais seguindo seus caminhos com mais uma alternativa e ter a chance de continuar atendendo quem precisa da defensoria. “Eu sempre faço questão de destacar que o distanciamento existe, mas nosso trabalho é continuar prestando assistência jurídica aos necessitados, por isso a tecnologia só contribui”.

Depois do divórcio do casal de Miranda, a defensoria conseguiu realizar outra separação em que uma das partes cumpre pena no presídio. “Também foi um processo rápido”, resume.

Quem tiver interesse, para conseguir um atendimento, basta acessar o site da Defensoria Pública (clique aqui), clicar no banner “Precisa de atendimento?”, registrar a demanda e, em até 48h, a instituição entra em contato pelo telefone.

* Os nomes foram trocados para preservar a identidade das partes.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias