ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  06    CAMPO GRANDE 26º

Comportamento

José teve de esperar 30 anos, mas abraçou novamente a irmã

Filhos do mesmo pai, irmãos se viram apenas uma vez na infância e reencontro aconteceu após três décadas

Por Clayton Neves | 06/07/2025 07:38
José teve de esperar 30 anos, mas abraçou novamente a irmã
José, de camiseta branca, e Dorcelina ao meio, durante encontro em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi preciso esperar três décadas para que José Euclides Ferreira, de 68 anos, finalmente pudesse abraçar a irmã que só tinha visto uma única vez, quando ela tinha apenas um mês de vida. O reencontro, virou uma daquelas histórias de família que ninguém esquece.

Nascido e criado em Mato Grosso do Sul, José viveu alguns anos no Pantanal, até se estabelecer de vez em Campo Grande. Desde cedo, ele precisou aprender a lidar com perdas. "Nós éramos três irmãos. Eu, um menino e uma menina, mas os dois faleceram. A menina morreu com 5 anos e o caçula, com 23. Aí ficou só eu", conta.

O pai era um homem de muitas andanças e pouca vocação para laços afetivos. Teve outros filhos em diferentes relacionamentos e foi assim que nasceu Dorcelina, a irmã mais nova do aposentado.

José teve de esperar 30 anos, mas abraçou novamente a irmã
Família passou último réveillon junta em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Eu conheci ela quando tinha um mês de vida, lá em Rio Brilhante. Eu fui passear lá e acabei conhecendo. Depois disso, vim embora para Campo Grande e o tempo foi passando", lembra.

Com a vida corrida e as novas responsabilidades, José se casou, criou família, mas a lembrança daquela irmã pequena nunca saiu totalmente da cabeça. "Eu tinha na memória, sabia que tinha, mas não conseguia resolver isso na época", confessa.

Anos depois, ele resolveu procurar respostas. "Me deu o estalo de perguntar para o meu pai, mas ele nunca queria falar. Eu dizia que gostaria de encontrar ela, mas não tinha uma resposta clara", relembra.

A busca durou anos. Foram telefonemas, conversas com parentes, até que a esposa do pai na época conseguiu o contato de Dorcelina com uma tia.

José teve de esperar 30 anos, mas abraçou novamente a irmã
José Euclides tem 68 anos e é nascido e criado em Mato Grosso do Sul. (Foto: Osmar Veiga)

"Liguei, mas ela não tava. Quem atendeu foi o filho caçula dela. À noite, liguei de novo e consegui falar com ela. Quando disse que éramos irmãos, ela achou que era trote", conta. "Quando ela se tocou, começou a chorar e eu também", completa.

Esse primeiro contato aconteceu 30 anos depois de terem se visto. A irmã estava morando no norte de Mato Grosso, perto da divisa com Rondônia. "A gente foi se falando, até que uma vez ela veio aqui. Foi em 1996", recorda.

O encontro foi na rodoviária de Campo Grande, um cenário comum que virou palco de um momento único. "Eu não imaginava como ela era. A foto que eu tinha era dela com uns 14 anos. Antigamente não tinha WhatsApp, era só foto impressa", explica. O sobrinho foi quem ajudou a identificá-los no meio do vai e vem dos passageiros.

José teve de esperar 30 anos, mas abraçou novamente a irmã
Dorcelina mora no norte de Mato Grosso, perto da divisa com Rondônia. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Trouxe ela pra casa, conversamos bastante. Ela contou da vida no norte, dos filhos. E de lá para cá a gente vem mantendo contato. Este ano mesmo, ela passou o Ano Novo comigo aqui", detalha.

José ainda lembra da sensação de descobrir uma nova família já adulto. "É uma surpresa. Você sabe que tem, mas não tinha exatamente. É aquela coisa que você não consegue pegar. Mas é uma surpresa boa, uma felicidade", resume.

Mesmo sem nunca ter viajado para o norte de Mato Grosso, os irmãos mantêm a conexão. "De vez em quando a gente faz uma live, manda mensagem. Vamos mantendo o contato”, finaliza.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias