ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Mães das escuras madrugadas: o sol há de raiar para todas nós

Jéssica Benitez | 21/07/2022 07:05
Talvez na ausência de uma rede de apoio física, sejamos rede de apoio mental uma da outra mesmo sem querer. (Foto: @opaiqueilustra)
Talvez na ausência de uma rede de apoio física, sejamos rede de apoio mental uma da outra mesmo sem querer. (Foto: @opaiqueilustra)

Eu de novo diante daquela porta. Aquela que velou minhas madrugadas durante meses. A cena se repetia. Bebê nos braços, costas curvadas, olhos semicerrados e o desejo profundo de que o sol raiasse logo, embora eu não soubesse como encararia as horas do dia sem ter o mínimo de descanso noturno.

Para acelerar o tempo comecei a me recordar do tortuoso período de privação de sono encarado por mim naquela mesma sala. O barulho do ventilador cortava o silêncio e ao mesmo tempo reavivava memórias que permeavam minha mente daquele recente passado.

Costumava fazer o exercício de pensar em quantas pessoas estariam em sono profundo porta afora. Mas, agora passageira de segunda viagem e com tanta experiência trocada com outras mães, propus à minha cabeça inverter a ordem dos fatores - o que obviamente não alteraria o resultado.

Então passei a me concentrar na quantidade de mães que estariam naquele mesmo momento diante das portas dos quartos de seus filhos, tentando embalá-los como numa valsa insone performada a cada madrugada.

Por mais egoísta que pareça, tal exercício me fez sentir um pouco menos sozinha. E, não, saber que outras mães encaram noites a fio acordadas não me traz satisfação, porém me leva à realidade de que faz parte do processo do maternar, por mais duro que seja.

Talvez na ausência de uma rede de apoio física, sejamos rede de apoio mental uma da outra mesmo sem querer. Pois por detrás de cada porta há batalha individual de mãe com seu bebê nos braços, entretanto, o rogar por dias melhores é coletivo e, por fim, o sol nasce para todas nós. Sorte a nossa.

Jéssica Benitez é mãe do Caetano e da Maria Cecília, jornalista e aspirante a escritora no @eeunemqueriasermae

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias