ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Comportamento

Morte foi despedida de uma união de 50 anos e do padre que não pedia férias

Aos 81 anos, no Dia de Reis, o coração do padre Fabiano Figueiredo parou de bater

Thailla Torres | 07/01/2018 08:33
Sábado as missas na Cristo Luz dos Povos foram de corpo presente. (Foto: Marcos Ermínio)
Sábado as missas na Cristo Luz dos Povos foram de corpo presente. (Foto: Marcos Ermínio)

As lágrimas do padre Ubajara Figueiredo não eram de despedida ao irmão Fabiano, mas de uma saudade que agora acumula no peito. No sábado, 6 de janeiro, o coração do irmão e seu melhor amigo deixou de bater após 81 anos de idade e uma fidelidade religiosa que completou cinco décadas.

Ubajara tem 77 anos e foi à missa de corpo presente na Paróquia Cristo Luz dos Povos, na Vila Bandeirante, onde o irmão permaneceu por anos. O sorriso apareceu de um jeito sensível ao lembrar que nunca fizeram nada separados, inclusive, entrar no sacerdócio. "Tudo o que nós somos e conseguimos ser, fizemos juntos. Acho que a única coisa é que Fabiano decidiu ser mais velho que eu", brincou.

Juntos, os irmãos Ubajara e Fabiano completaram 50 anos de sacerdócio.
Juntos, os irmãos Ubajara e Fabiano completaram 50 anos de sacerdócio.

Entre um abraço e outro, Ubajara recebia as condolências de quem chegava emocionado à missa. Muitos acompanharam de perto a trajetória dos dois irmãos: os primeiros sacerdote ordenados por Dom Antônio Barbosa – também o primeiro arcebispo metropolitano de Campo Grande.

Antes disso, quando Dom Antônio Constituiu Ubajara a pároco, Fabiano era seu auxiliar. "Acompanhamos juntos Dom Antônio por boa parte das paróquias do Estado. Sempre compartilhando a fé e pelo bem do povo. Aliás era tudo que Fabiano mais fazia, ele se dedicava muito ao próximo".

Ubajara é o caçula de 12 irmãos que nasceram em Três Pontas, sul de Minas Gerais. Ele e Fabiano, entraram jovens para seminário e desde março de 1951 são dedicados ao sacerdócio, um sonho de trilharem o caminho da fé juntos. "Viemos de uma família muito fiel, os outros filhos, todos também casaram na Igreja Católica, graças a Deus", lembra.

Enquanto ele, presenciou Fabiano em sua caminhada religiosa, sempre muito aplicado, disponível e doando sua vida na construção de muitas outras igrejas da Arquidiocese de Campo Grande.

Por isso ficou conhecido como o padre que nunca pedia férias. "Nós é que tínhamos que pedir por ele", destacou o Bispo Dom Vitório Pavanelo, que celebrou a primeira missa de corpo presente e se emocionou ao recordar os 32 anos de companheiros ao lado dos irmãos.

"Sinto muito a partida deste homem e com a minha idade, fico ainda mais emotivo", justificou as lágrimas durante quase toda cerimônia. "Mas sou muito grato a tudo que ele fez por mim, por essa comunidade e todas as pessoas".

Em 2017, os irmãos comemoraram 50 anos de sacerdócio. Mas há um década, a saúde não foi mais a mesma, quando o Alzheimer acabou levando Fabiano para outros momentos. "O diagnóstico veio há 10 anos, desde então ele não fala e nem anda mais".

Dom Vitório Pavanello, emocionou-se durante missa de corpo presente.
Dom Vitório Pavanello, emocionou-se durante missa de corpo presente.

No entanto, nos últimos três anos, a doença avançou. Ano passado com as internações recorrentes, a saúde ficou ainda mais debilitada. Fabiano precisou fazer uma gastrostomia para se alimentar e em seguida até uma traqueostomia para respirar melhor. Mas na madrugada de sábado, ele partiu.

"O meu coração está forte porque tenho toda certeza que ela está com Deus e intercedendo junto a Ele por nós, pela igreja e por todas as pessoas que passaram pela sua trajetória", diz Ubajara.

Às 9h deste domingo (7) será realizada a missa exequial, celebrada na paróquia pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa. O sepultamento está previsto para as 10h30, no cemitério Parque das Primaveras.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias