ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Psicóloga comemora conquista após lutar por turbante em foto da CNH

Ela pesquisou e achou uma resolução de outro estado que libera o uso do turbante na foto da habilitação

Bárbara Cavalcanti | 15/09/2021 06:55
Foto da CNH de Jacqueline é ela de turbante. (Foto: Arquivo Pessoal)
Foto da CNH de Jacqueline é ela de turbante. (Foto: Arquivo Pessoal)

A psicóloga Jacqueline de Campos Rojas, de 33 anos, se reconhece como uma mulher negra que tem como parte importante de sua identidade, o uso do turbante no cabelo. Assim, na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), quis poder tirar a foto do documento usando o item, garantindo identidade e repreensividade afro-brasileira. Ela diz que o pedido enfrentou resistência por parte do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), mas ela não desistiu até conseguir.

“Eu insisti porque é um direito meu, o turbante não é um acessório, faz parte da minha identidade. Então, em um documento que vai servir para me identificar, tem que ser uma foto com a qual eu justamente me identifique e, por isso, eu precisava estar usando o turbante. Faz parte da minha vida”, explica.

Jacqueline detalha que o uso do item fez parte de todo o processo dela de se reconhecer como mulher negra e assumir sua identidade afro-brasileira.

Por muito tempo, eu não gostava do meu cabelo, da minha cor. A minha foto da CNH antiga, era uma foto como de uma outra pessoa, da época que eu ainda alisava o cabelo, então, já não me identificava mais”, detalha.

Jaqueline exibindo seu turbante, parte de sua identidade como mulher negra. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jaqueline exibindo seu turbante, parte de sua identidade como mulher negra. (Foto: Arquivo Pessoal)

A resistência na hora de tirar a foto já era algo esperado, mas ela foi preparada para a “briga”. “Eu pesquisei e achei uma publicação oficial do Detran do Distrito Federal que libera o uso do véu ou turbante na hora da foto. Então, eu sabia que era possível, sim”, comenta.

A instrução a qual Jacqueline se referia foi publicada no Diário Oficial, em julho de 2018, que resolve permitir o uso do véu religioso ou turbante na foto da CNH, levando em consideração “a importância de garantir a todos condutores/candidatos o respeito à crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”.

Jacqueline relata ter tentado se antecipar, ligando no Detran para avisar que iria comparecer para a foto de turbante. “Eu liguei lá, mas a pessoa que me atendeu não soube falar sobre o assunto. Então, compareci presencialmente. Fui decidida que, se eles me negassem, eu iria entrar na Justiça pra conseguir meu direito”, expressa.

A resistência aconteceu como esperada. “A moça olhou e disse que eu não me enquadrava nos quesitos do Detran. Disse que só em casos de câncer, em que a pessoa usa um lenço e tem um laudo médico, ou pessoas mulçumanas, que usam o véu e que também precisam comprovar de alguma forma. Mas eu questionei, então, sobre o caso do Distrito Federal. Falei: ‘Então, o Detran de Mato Grosso do Sul não reconhece a mulher afro-brasileira?’”, relata.

Jacqueline ministrando uma oficina sobre turbantes. (Foto: Arquivo Pessoal)
Jacqueline ministrando uma oficina sobre turbantes. (Foto: Arquivo Pessoal)

O impasse continuou por algum tempo, ainda conforme a psicóloga. “Eu entendo o lado dela, afinal ela estava ali fazendo a função dela. Mas eu expliquei que eu não ia tirar meu turbante, porque eu não acho isso justo, acho que isso é uma exclusão de uma identidade cultural. Eu sei que cada estado tem algumas normas diferentes, mas eu entendo que o Detran, como órgão, é um só. Então, seria incoerente, um reconhecer, e outro não”, reforça.

A questão parecia não ter jeito, senão resolvida pela na Justiça. Até que a funcionária entrou em contato com um superior explicando a situação. Depois de uma longa conversa, que envolveu até tirar um registro improvisado de celular da própria Jacqueline para enviar ao superior, a foto oficial então foi liberada.

“Demorou bastante, mas eu continuei insistindo. Até que ela me disse que iria tirar a foto, mas que ainda teria que passar por análise do sistema, então, se fosse rejeitado, eles entrariam em contato. E eu aceitei, até porque se fosse reprovado, teria que vir com uma justificativa, que eu iria precisar pra ajuizar alguma ação”, detalha.

Mas o desfecho, para a surpresa agradável de Jacqueline, foi uma aprovação em apenas um dia depois. “Achei que ia demorar muito. Mas foi questão de um dia e já apareceu lá no sistema pra mim que estava tudo certo para, então, eu fazer o exame médico. Fiquei muito feliz, muito feliz mesmo”, comemora.

Por ser psicóloga, Jacqueline reforça a importância da representatividade. “Sei o quanto o processo de autoestima é afetado quando não nos sentimos representadas, mesmo que por uma foto de identidade. Isso é uma vitória como mulher negra, sentir que nossa cultura e identidade estão sendo validadas”, finaliza.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias