ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 28º

Comportamento

Santa Casa monta piscina em quarto e paciente em cuidados paliativos se batiza

Os profissionais atenderam a solicitação do idoso que, há três dias, vinha pedindo para passar pela cerimônia

Por Viviane Oliveira | 06/04/2024 08:07
Piscina foi montada dentro do hospital para realizar desejo de paciente (Foto: reprodução)
Piscina foi montada dentro do hospital para realizar desejo de paciente (Foto: reprodução)

Paciente de 79 anos, internado na Santa Casa de Campo Grande em cuidados paliativos devido a problemas cardíacos, realizou nesta semana o desejo de se batizar. Na presença de médicos, familiares e membros da igreja, ele foi batizado numa piscina montada dentro do hospital especialmente para a cerimônia religiosa.

Conforme Fernanda Romeiro, médica paliativista e coordenadora da Linha de Cuidados Especiais, Reabilitação e Medicina Hospitalar, esse ato é importante para sensibilizar os olhares para os cuidados paliativos e desmistificar o conceito de que é quando "não tem mais o que fazer".

“Nesse caso específico, esse paciente manifestou o desejo de ser batizado e a família estava bastante angustiada diante das dificuldades para realizar. Ele já tem uma condição clínica avançada e a alta dele não será possível. Diante disso, conseguimos mobilizar vários setores para que pudéssemos realizar o batismo no hospital”, explica a médica.

Cuidados paliativos é o termo usado para uma abordagem multidisciplinar que trata todo o sofrimento do paciente, seja ele físico, espiritual ou de outras dimensões. Em alguns casos, a equipe identifica que não são apenas os sintomas físicos que estão determinando o sofrimento, tanto para o paciente quanto para a família.

A cerimônia religiosa foi realizada na última quinta-feira (4). O rito teve iniciativa de Matheus Passos, médico assistente do paciente, da equipe de cuidados paliativos do hospital, e contou com a ajuda de vários outros setores, como a de Higienização e os Bombeiros Civis.

“Aqui na Santa Casa, temos uma ala específica de serviços paliativos com profissionais capacitados e direcionados a atender esses pacientes, e a humanização e individualização do cuidado são sempre uma preocupação latente em toda a equipe”, destaca Fernanda.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias