ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 27º

Comportamento

Sem penitência da igreja, quaresma é ‘liberdade’ para umbandistas

Pai Algacir fala sobre o período marcado por limpeza energética e renovação dos médiuns na tenda de umbanda

Por Jéssica Fernandes | 25/03/2024 07:09
Pai de santo, Algacir Rodrigues, de 65 anos, fala sobre quaresma na umbanda. (Foto: Henrique Kawaminami)
Pai de santo, Algacir Rodrigues, de 65 anos, fala sobre quaresma na umbanda. (Foto: Henrique Kawaminami)

No Bairro Vila Almeida, Algacir Rodrigues, de 65 anos, está na cadeira de fio próximo à entrada principal da residência. Na porta, ele dá boas-vindas e apresenta cômodo por cômodo da ‘Tenda de Umbanda Cacique da Pena Vermelha-Raiz’. Neste mês, o sacerdote e outros 32 médiuns da casa vivem o período da quaresma com ritos e tradições passadas de geração a geração.

Algacir é umbandista desde 1974 e há 48 anos está à frente da tenda de umbanda que ocupou diversos endereços antes de se estabelecer na Rua Presidente Nilo Peçanha. No dia da entrevista, o sacerdote de umbanda e tateto de candomblé recebeu a equipe sozinho na residência.

Na quaresma, o local segue funcionando normalmente com as giras (quando médiuns incorporam entidades) de esquerda, consultas e outras atividades. É para falar da quaresma que o atual vice-presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros e Ameríndios do Estado de MS recebeu o Lado B.

Altar dos orixás com imagens e estátuas que os representam. (Foto: Henrique Kawaminami)
Altar dos orixás com imagens e estátuas que os representam. (Foto: Henrique Kawaminami)

De primeira, Algacir faz questão de mostrar o congá (altar) onde estão imagens e estátuas que representam os orixás. Após o tour pela casa, o sacerdote explica que a quaresma não é seguida de maneira igual por todos os umbandistas.

“Na nossa religião os ensinamentos são passados de pai para filho, então é diferente da igreja que tem sua bíblia e cada religião faz sua interpretação. Nós, umbandistas, não temos esse dogma e os conhecimentos são hereditários. Por isso existem muitos desencontros de informações sobre a prática da quaresma no ritual umbandista”, comenta.

Outro ponto importante  é que os ritos da quaresma na umbanda não têm nada a ver com o praticado na Igreja Católica, que pede aos fiéis que façam jejum intensificando orações e leitura da bíblia nos 40 dias.

Algacir mostra um dos ambientes da tenda onde são feitas as consultas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Algacir mostra um dos ambientes da tenda onde são feitas as consultas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Enquanto uma, conforme o pai de santo, gira em torno da liberdade, a outra é uma forma de penitência. “Na umbanda, o período de 40 dias é quando nos colocamos aos pés dos nossos orixás pedindo nossa liberdade, ensinamentos, tudo aquilo que possa trazer de melhorias na nossa vida e na das pessoas que dependem da gente”, diz.

Além de fazerem pedidos aos orixás, os médiuns passam por uma limpeza astral e espiritual durante os 40 dias. A limpeza marca um início de ano dentro da espiritualidade para os médiuns que trabalham diretamente com as entidades. Essa fase, conforme Algacir, promove uma renovação.

“Ela prepara o filho para que ele tenha um ano repleto de paz, energia positiva, bons aprendizados para ele aprender a caminhar do lado correto do que tem que ser a umbanda. [...] Aquele negócio que falam que umbandista faz o mal, deseja o mal, não é verdade. Nós acreditamos que o bem tem que ser feito em qualquer situação”, afirma.

Desde 1976, Algacir coordena a própria tenda de umbanda na cidade. (Foto: Henrique Kawaminami)
Desde 1976, Algacir coordena a própria tenda de umbanda na cidade. (Foto: Henrique Kawaminami)

Rituais - Essas reflexões, pedidos, ensinamentos e a limpeza espiritual são trabalhadas durante 40 dias desde a Quarta-Feira de Cinzas, mas é na Sexta-Feira da Paixão e Sábado de Aleluia que os principais rituais acontecem. Os dois dias intensificam tudo que veio antes através de ritos que seguem horários e sequências bem definidas.

Na sexta, os médiuns passam pelos rituais da esquerda em que são usados os banhos de abô (ervas) que contribuem no processo de purificação e fortalecimento. Rituais da esquerda no caso envolvem somente as entidades que estão à esquerda dos orixás, como exus e pomba-giras. Da Quarta-Feira de Cinzas até esse dia, todas as giras são com as entidades dessa linha e nos demais do ano com os da direita.

No sábado, os médiuns passam por uma série de rituais que começam às 5h e já não envolvem mais a linha da esquerda. Nesse dia, são feitos batismos de médiuns ainda não batizados, batismos de consulentes na umbanda pela linha de Preto Velho e na sequência ocorre a gira com caboclos, baianos, boiadeiros, marinheiros, ciganos e os erês.

Algacir dá mais detalhes sobre essa gira que reúne todas as entidades da umbanda. “Esses guias incorporam nos médiuns e dão o passe energético a quem desejar. São passes de purificação, limpeza, energias positivas e aí todas as linhas de entidades trabalham”.

O trabalho segue até 12h, quando é dado o intervalo para o ‘ajeum’, que é o momento em que os umbandistas partilham a refeição. Posteriormente, são preparadas as refeições que serão ofertadas aos orixás, como: Oxossi, Ogum, Xangô, Iansã e vários outros.

Na sequência, é feito o ritual de ‘sacudimento’ em que os médiuns de incorporação passam pela limpeza espiritual e o banho de amaci. “O médium toma de quatro a cinco banhos com ervas diferentes, são banhos diferentes para ocasiões diferentes”, esclarece.

Perto da 00h, os rituais de purificação são concluídos e é iniciado outro momento da quaresma quando os umbandistas se deitam em esteiras espalhadas na casa e próximo a eles são posicionadas as comidas ofertadas aos orixás. No chão, segundo o pai de santo, os médiuns entram em transe e só despertam no domingo por volta das 5h.

Na aurora, a ‘missão’ dos médiuns é deixar o barracão limpo e retornar às respectivas residências onde deverão cumprir sete dias de preceito. “São dias sem comer carne vermelha, sem bebida alcoólica, sem fumar e sem praticar sexo”, diz.

O período de abstinência deve ser seguido caso contrário, segundo Algacir, tudo que foi feito antes é um trabalho ‘jogado no lixo’. Apesar de a prática da quaresma divergir em algumas tendas, que optam por não trabalhar com guias espirituais nesse período, o pai de santo termina a entrevista enfatizando que os princípios da umbanda são ‘esperança, amor, fé e caridade’.

Enquete - Na enquete realizada no domingo (24), o Campo Grande News fez a seguinte pergunta aos leitores 'Você já ouviu falar sobre a quaresma da Umbanda?'. O resultado revela que apenas 24% das pessoas sabiam dessa tradição na umbanda, enquanto 76% desconheciam.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias