ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Comportamento

Sofrimento da mãe ensinou Talita que dizer adeus também é um gesto de amor

Rejane Helena faleceu em dezembro de 2018 após lutar bravamente pela vida com a ajuda da filha

Alana Portela | 08/07/2019 08:12
Talita Rangel abraçada com a mãe Rejane Helena Rangel (Foto: Arquivo pessoal)
Talita Rangel abraçada com a mãe Rejane Helena Rangel (Foto: Arquivo pessoal)

O amor vai muito além de ser feliz. Para a estudante Talita Rangel, significou deixar partir. Por quase dois anos, ela viveu o drama de ver a mãe, Rejane Helena Rangel, enfrentar o câncer no intestino e a metástase hepática. Os dias angustiantes ensinaram que dizer adeus também é uma forma de amar.

“Sempre pedia para que fosse feito o melhor para ela e não pra mim. Fui me preparando, pois não aguentava ver aquela pessoa que amava sua vida, não viver do jeito que queria. Existe o sofrimento da perda, mas não era justo tanto sofrimento com ela”, relatou.

Talita tem 24 anos e teve a vida virada de ponta cabeça no final de 2016, quando a mãe foi diagnosticada com câncer. Mas soube segurar a barra para dar apoio ao pai Ademilson Rodrigues, ao irmão Fábio e, claro, à Rejane.

“Descobrimos a doença depois que ela caiu e quebrou o pé, e durante o tratamento ela sentiu a dor no estômago. Foram meses passando mal até que uma médica decidiu fazer cirurgia para ver o que estava acontecendo, pois os exames não mostravam nada. Depois, em outubro daquele mesmo ano, começou o tratamento”, recordou.

Foram meses entre remédios, quimioterapia e exames, mas Rejane conseguiu encarar a doença bem. “O primeiro ciclo do câncer parou depois de um tempo. Contudo, nesse intervalo, final de 2017, descobrimos a metástase no fígado e que ela precisava de transplante. Isso era possível em São Paulo, então ficamos entre aqui e lá”.

Talita Rangel se emociona ao falar sobre a mãe (Foto: Alana Portela)
Talita Rangel se emociona ao falar sobre a mãe (Foto: Alana Portela)

Por causa do fígado, Rejane deixou de fazer a quimioterapia e, em abril de 2018, o câncer voltou e avançou rápido, diz a filha. “Sabia que seria uma batalha difícil. Deixamos de ir para São Paulo e resolvemos fazer mais exames aqui”, lembrou Talita.

Após uma piora durante o tratamento, Rejane foi internada e ficou 90 dias no hospital até fazer um nova cirurgia. “Durante a cirurgia a médica constatou que eram só cuidados paliativos”.

Nesse tempo, muitas coisas aconteceram, principalmente na vida de Talita, que deixou a faculdade para se dedicar-se exclusivamente à mãe. “Meu pai parou de trabalhar e meu irmão ficou estudando. Três meses depois voltamos para a casa, mas com idas e vindas ao hospital. Em outubro, após eu passar por uma cirurgia vesicular, fiquei sem vê-la por uma semana e quando fui, notei que estava caidinha, magra. Apesar de tudo, continuava com a quimioterapia”.

No hospital, Rejane ganha beijo no rosto de Talita e do filho Fábio (Foto: Arquivo pessoa)
No hospital, Rejane ganha beijo no rosto de Talita e do filho Fábio (Foto: Arquivo pessoa)

Susto - A visita da filha ocorreu num sábado e, na segunda-feira, quando retornou para visitá-la, viu seu pai sentado abraçando sua mãe, e percebeu que médicos haviam retirado a sonda. “Não acreditei no que estava acontecendo, porque era a sonda de NPT [Nutrição Parental Total]. Fizeram exames que mostraram que os órgãos estavam parando”, lembrou com os olhos cheios de lágrima.

Naquele momento a tristeza tomou o coração de Talita. “Fiquei do lado dela, fiz oração e avisei todos, disse que estava muito ruim, começando o estágio terminal. Nossos familiares chegaram e os médicos liberaram a nossa entrada conjunta no quarto. Oramos e ela abriu os olhos, com a voz bem fraquinha disse que estava bem”, para o alívio de todos.

Talita passou 2018 no hospital cuidando da mãe, e diz que não perdeu a esperança. Em novembro, Rejane queria voltar pra casa, mas para isso era necessário comprar remédios. No dia 17 de dezembro, recebeu alta, e ao chegar em casa foi recebida com festinha de boas-vindas.

Rejane Helena a esquerda cozinhando com a filha Talita (Foto: Arquivo pessoa)
Rejane Helena a esquerda cozinhando com a filha Talita (Foto: Arquivo pessoa)

Últimos momentos - Devido ao estágio final do câncer, Rejane não era mais a mesma, lembra a filha que fez de tudo para que a mãe aproveitasse seus últimos dias com alegria. “Para ela não se cansar do banho na cama, a colocava na cadeira de rodas e levava para debaixo do chuveiro, para a água cair nela. Era uma forma de fazê-la se sentir viva. Para passar o tempo, colocava filmes no computador e coloquei rodinhas na cadeira de fio para ela sair de casa”.

No Natal, Talita preparou a ceia para celebrar a data com a família em casa. No dia seguinte, percebeu que sua mãe estava fadigada, e ao final da tarde, chamou o socorro. Uma médica atendeu e deixou Rejane no soro. Antes de sair, pediu para que a filha retirasse o acesso do braço da mãe às 8h do dia 27 de dezembro.

“Naquele dia dormi abraçada com ela, quando deu o horário retirei o acesso e percebi que minha mãe estava com os olhos abertos e voz mais baixinha. Liguei para uma amiga que é enfermeira oncológica e expliquei a situação, ela disse que era para avisar que quem quisesse teria que visitá-la logo”.

Outra ambulância foi acionada novamente pela família e, por telefone, a médica disse que iria interná-la. Contudo, não dava mais tempo. “Quando a doutora chegou, minha mãe ainda estava viva, mas ela [médica] esperou só o tempo de acontecer. Não sei explicar o que senti, parecia que tudo estava em câmera lenta”, relatou Talita.

Rejane Helena Rangel era feliz (Foto: Arquivo pessoa)
Rejane Helena Rangel era feliz (Foto: Arquivo pessoa)

Lição de vida - “O câncer é uma doença que destrói, mas, apesar dela ter falecido, ela venceu. Venceu porque acima de tudo estava contente e viveu intensamente. O que fica vai além do material, é a lição. Meu coração não está pesado por conta da perda, e sim pela saudade. No fundo, sabia que era o melhor pra ela, pois não sofreria mais. Ela descansou”, desabafa Talita.

A filha contou que não se entristece ao lembrar de Rejane porque aproveitou cada segundo ao seu lado. “Vivi tudo o que podia com ela, desde comprar uma coxinha pra ela comer, a passar batom, pintar as unhas dela no hospital”, disse. “Supero porque preciso”, concluiu.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Foto da família; sentados está Rejane Helena Rangel ao lado do marido Ademilson Rodrigues, e em pé Talita Rangel e seu irmão Fábio Rangel (Foto: Arquivo pessoal)
Foto da família; sentados está Rejane Helena Rangel ao lado do marido Ademilson Rodrigues, e em pé Talita Rangel e seu irmão Fábio Rangel (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no Google Notícias