ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Dois anos após acidente, Rayssa sonha em voltar a andar, dirigir e estudar

Paula Vitorino | 28/02/2012 10:25

Jovem sofreu acidente de carro em 2009 e agora luta para dar continuidade a vida normal

Sempre com sorriso no rosto, Rayssa luta a cada dia por melhoras
Sempre com sorriso no rosto, Rayssa luta a cada dia por melhoras

Com um sorriso no rosto, flor no cabelo e a família ao redor, a jovem Rayssa Favaro, de 21 anos, é a prova de que milagres existem. Quase três anos após ficar 69 dias em coma por causa de um acidente de carro, a jovem tem, a cada dia, novas conquistas e não vê a hora de dar continuidade aos sonhos que foram interrompidos.

“Eu acho que estou progredindo bem, mas eu quero mais. Não vejo a hora de voltar a fazer as mesmas coisas de antes, principalmente, poder andar, dirigir e fazer faculdade”, deseja.

Rayssa teve de reaprender a comer, a andar, a falar e a raciocinar como uma jovem de 21 anos depois de sofrer traumatismo craniano, em acidente na manhã do dia 21 de abril de 2009. O trauma provocou o que a medicina chama de lesão axonal difusa no tronco cerebral-hipotalamo.

A doença de nome difícil significou uma revolução na vida da jovem, que contrariando o que se pode imaginar, revela com bom humor que quer voltar a dirigir. “O que me deixou assim é uma das coisas que mais quero fazer: não vejo a hora de dirigir”.

A reconquista dos movimentos antigos depende de tratamento médico, mas principalmente de muita paciência, que precisou ser incorporada por toda a família.

“Aos poucos ela vai fazendo pequenas conquistas. Mas hoje ela estar aqui, viva e conversando, já é um milagre”, diz o pai, o policial rodoviário federal Valter Favaro.

Ele frisa que Rayssa já deu "muitos sustos", referindo-se as melhoras, quando quase ninguém mais tinha esperanças. "Ela acordou quando ninguém esperava, foi um susto, e a cada dia ela tem avanços, coisas que hoje ela faz e a gente nem imaginava", diz.

Por isso, a família frisa que não existe prazo para a recuperação total, já que cada dia representa uma surpresa.

Hoje, Rayssa conversa com dificuldade e precisa da cadeira de rodas para se locomover, mas já dá alguns passos com andador. Ela sofre de ataxia, o que provoca “tremedeiras” nas mãos e dificulta o equilíbrio nos movimentos.

Para passar as intermináveis horas do dia sem nada para fazer, como ela define, a internet é um das alegrias, já que ler no papel é difícil por conta da ataxia e voltar a estudar ainda não é possível devido ao atraso no cognitivo.

“Estou de férias forçadas”, frisa. A mãe, Nara Favaro, acrescenta que tudo depende de tempo e que aos poucos o seu cognitivo vai voltando ao normal.

Mas para o próximo semestre a agenda de atividades deve aumentar com a autorização clínica, e aulas de inglês, artesanato e culinária estão na lista de prioridades.

Rayssa com o pai e a mãe comemoram conquistas após acidente. (Fotos: Paula Vitorino)
Rayssa com o pai e a mãe comemoram conquistas após acidente. (Fotos: Paula Vitorino)

Balança - No início deste mês, Rayssa voltou de mais uma sessão de tratamento no Hospital SARAH, em Brasília. A cada sete meses ela viaja com a família para passar um mês em tratamento intensivo no hospital, referência na reabilitação de traumas neurológicos e oferece os serviços gratuitamente.

Como a lesão sofrida não é muscular e, sim, cerebral, a rotina de tratamento consiste em treinos para melhorar o equilíbrio, exercitando a independência da jovem nos movimentos do dia a dia, além de exercícios físicos e cognitivos.

Uma das principais lutas da jovem é contra a balança. Rayssa chegou a engordar 15 quilos após o coma e hoje pesa 74 quilos, o que não é o bastante para chamá-la de “gordinha”, mas está longe do ideal de 61 kg, o que ela pesava antes do acidente.

Ela conta que logo que voltou para casa tinha vontade de comer tudo o que via pela frente, pois nunca se sentia satisfeita com a alimentação, uma das seqüelas provocadas pela lesão cerebral.

“Tudo que me davam eu comia”, diz. Mas também fazia pedidos de chocolates e outras guloseimas aos pais, que de pronto eram atendidos.

Deixando os mimos de lado, o pai explica que a perda de peso é uma das orientações do hospital e é fundamental para a melhora clínica, já que quanto mais leve estiver melhor para praticar os exercícios, entre eles, o feito no andador.

Amigos e família - Rayssa encontra força para enfrentar as lutas diárias nos amigos e familiares. Ela conta que adora receber as visitas das velhas amigas, além de sair para churrascos e outras reuniões.

“É muito importante, a gente percebe que não está sozinho. Gosto de ouvir as novidades, contar as minhas”, afirma.

A irmã, Lariane Favaro, de 20 anos, explica que a família está sempre por perto, mas os amigos são fundamentais para Rayssa conversar e dividir os momentos compartilhados entre amigos.

"É muito legal ver que elas conversam como se nada tivesse acontecido. Não são todas as amigas, mas a maioria trata ela não como uma coitadinha, mas como a amiga de sempre", diz.

Carro de Rayssa após o acidente.
Carro de Rayssa após o acidente.

Já para a família, o acidente também foi sinônimo de superação e união. “A gente vivia muito disperso, cada um tinha suas atividades e quando se encontrava era para brigar. Por causa da Rayssa tivemos que nos unir”, diz a mãe.

Rayssa mora com a mãe e irmã, em Campo Grande.

Superação - Olhando com bons olhos para a tragédia, Nara agradece a Deus por terem conseguido superar todos os acontecimentos e conclui que foi um milagre.

“Acredito que foi um milagre. O jeito como tudo aconteceu e depois foi se resolvendo, todas as portas foram se abrindo, sempre tivemos ajuda. Parece que fomos carregados no colo por Jesus, porque nunca nos sentimos desamparados”, afirma.

Durante o período em que Rayssa esteve internada os familiares e amigos realizaram correntes de oração pedindo a recuperação da jovem.

A irmã ainda ensina que “se você não souber olhar as coisas boas de uma tragédia como essa, você não consegue superar”.

Como está - O processo sobre o acidente ainda não foi encerrado. A Justiça está ouvindo as partes envolvidas, mas ainda não tem data para a próxima audiência.

No dia 21 de abril de 2009, Rayssa diriga um Fiat Uno pela rua Bahia, quando o veículo colidiu com o Honda Civic dirigido por Marcelo Olendzki Broch, que seguia pela avenida Mato Grosso. A colisão jogou os carros a 36 metros do ponto de impacto.

Enquanto esperam o julgamento, a mãe afirma que nada vai apagar o sofrimento vivido pela família, mas que espera "que seja feita a Justiça".

Nos siga no Google Notícias