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Consumo

Hamburgueria cria festivais para ajudar produtores locais no interior

Donos de uma hamburgueria em Chapadão do Sul emprestaram hambúrgueres para um festival de queijo; agora terá um festival de molho

Por Lucas Mamédio | 08/08/2020 07:42
Marcelo e Lidiane na Box Burger (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo e Lidiane na Box Burger (Foto: Arquivo Pessoal)

Depois de alguns meses de pandemia, e a despeito de a crise insaturada por ela estar varrendo alguns setores e empregos, já é possível encontrar exemplos positivos de superação que mostram o caminha pelo qual podemos começar a sair dessa crise.

Um desses exemplos é do casal Marcelo Balen e Lidiani Balen, de Chapadão do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande. Donos de uma hamburgueria, a Box Burger, na pequena cidade de 25 mil habitantes, o casal seria uma vítima fácil da crise econômica são fosse a capacidade de se reinventar, a ajuda de instituições organizadas e a solidariedade.

Hambúrguer vendido no primeiro festival de queijo (Foto: Arquivo Pessoal)
Hambúrguer vendido no primeiro festival de queijo (Foto: Arquivo Pessoal)

Após ficarem alguns meses com as atividades paralisadas, isso logo no início da pandemia, Marcelo e Lidiane voltaram a atender com o objetivo de não verem o sonho construído em 2015 ruir.

O pior de tudo foi que o negócio estava num processo de crescimento importante, tendo aberto mais uma unidade em dezembro do ano passado. “Ficamos muito angustiados, com muito medo de ver tudo ir por água abaixo”, diz Marcelo.

Sem falar que o principal meio de divulgação da hamburgueria, o Instagram, foi hackeado também nessa período. “Não era muito grande nossa conta comparada às de Campo Grande, mas pra nós aqui era nosso principal meio de divulgar trabalho. Tivemos que recomeçar do zero”.

Após consultoria do Sebrae no apoio a microempreendedores individuais, o casal teve a ideia, durante o mês de julho, de realizar um festival de queijos artesanais em que utilizariam apenas produtos locais. Seria uma forma de retomar as vendas dos hambúrgueres e ajudar na divulgação de outros produtos locais, também atingidos pela crise.

Marcelo e sua equipe (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo e sua equipe (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fizemos quatro cheeseburgueres, cada um com um dos queijos dos produtores, foi um sucesso, tanto pra gente quanto para os produtores. Comparado com o primeiro mês da pandemia, tivemos mais de 50%  de vendas em julho”, afirma o empresário.

O evento ocorreu durante uma semana com a participação de quatro produtores de Costa Rica, Paraíso das Águas, Cassilândia e Chapadão do Sul. A aposta na valorização do produto regional funcionou, e com o sucesso das vendas, novos festivais serão realizados: semana que vem, de molhos, e em outubro, de pães.

Queijos artesanais locais utilizados no primeiro festival (Foto: Arquivo Pessoal)
Queijos artesanais locais utilizados no primeiro festival (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nossa ideia é envolver toda a cadeia produtiva do nosso produto. Nós fazemos o hambúrguer que é o que sabemos fazer, e buscamos parceiros locais que completam os componentes desse hambúrguer, assim uma mão lava a outra”, explica Marcelo.

No festival de molho cada chef vai escolher um molho e um acompanhamento, o hambúrguer ficará por conta da casa. Já o festival de pães, que deve ser realizado em outubro ainda não está formatado, mas deve reunir as padarias de Chapadão do Sul para que elas produzam o pão dos hambúrgueres a serem vendidos.

“Estamos tentando ajudar como podemos tanto nós mesmos como os empreendedores locais. Eu e minha esposa investimos uma vida nesse negócio. Sabemos como seria doloroso fechar de vez. Então é a mesmo sentimento que compartilho com o fornecedores e outros empresários, finaliza Marcelo.

Mais informações sobre a Box Burger e os festivais criados por ela, só acessar o @boxburgerbr no Instagram.

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